Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p...

Sociedade Goiana de Pediatria oferece curso gratuito de primeiros socorros

(Reprodução SGP)
A chegada do mês de julho e do momento de recesso das escolas trazem às famílias com crianças e adolescentes um alerta sobre o aumento dos acidentes domésticos. É que nessa época do ano o número desses eventos cresce cerca de 25%, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Para ensinar a lidar com situações dessa natureza, a SGP (Sociedade Goiana de Pediatria) oferece gratuitamente uma série de aulas sobre primeiros socorros. O treinamento é direcionado a profissionais da educação e ao público em geral. 

Intitulado SGP na Escola, a iniciativa inédita em Goiás tem o objetivo de levar informações sobre saúde infantil à população. Todo o conteúdo dos cursos foi gravado por profissionais da pediatria e está disponível em 16 aulas, com duração de 20 minutos cada. Dentro da grade, além de tópicos direcionados especificamente ao manejo das crianças em situações de queda, engasgo e reação alérgica, existem também temas como negligência infantil, combate ao bullying, dificuldades escolares e transtornos do desenvolvimento. Para se inscrever, basta acessar www.sbp.com.br/filiada/goias/, e clicar no banner com o nome da campanha SGP na Escola.

“Essa é uma fonte riquíssima de informação para toda a sociedade. Pais e responsáveis por crianças e adolescentes fazem bem em saber como lidar com situações específicas, principalmente agora em período de férias, quando a casa fica mais movimentada e os riscos de acidentes domésticos aumentam”, comenta a presidente da SGP, Valéria Granieri. 

Evitando acidentes

Dados da ONG Criança Segura apontam que 38% das mortes por acidentes domésticos acontecem durante as férias escolares. Diante do cenário, a recomendação dos especialistas é manter a casa em bom estado de conservação, além de supervisão constante. Veja outras dicas da SGP:

  • Não deixe as crianças sozinhas;
  • Evite disponibilizar sapatos que facilitem quedas;
  • Mantenha boa iluminação nos ambientes;
  • Evite tapetes soltos ao chão. Se possível, retire-os do ambiente. Se não for possível, fixe-os;
  • Degraus devem ter revestimento antiderrapante;
  • Luminárias, brinquedos, sapatos e outros objetos devem ficar fora do local de passagem;
  • Supervisione as brincadeiras. 

Comentários