Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p...

Gratificações para professores de Goiânia são aprovadas pela Câmara

Professores acompanham a votação (F: Mariana Capeletti)
O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (15), matéria que reajusta as gratificações de regência de classe, auxílio locomoção e pelo exercício de atividades, pesquisa, capacitação e técnico-educacionais para os professores da rede municipal de ensino de Goiânia.

De autoria do Executivo, a matéria concede reajuste de 14,95% (dividido em duas vezes) às gratificações nos vencimentos dos Profissionais da Educação (PE-I e PE-II), ativos e inativos, constantes da Tabela de Vencimento dos Servidores do Magistério Público do Município de Goiânia, referente à data-base de 2023, e de outras vantagens previstas no Estatuto do Magistério e no Plano de Carreira dos Servidores.

O projeto segue agora para a Comissão de Trabalho e Serviço Público, para a análise de mérito, antes de ir para a segunda votação em plenário.

Vereadores solicitaram ao presidente desta comissão, Izídio Alves (MDB), que convoque a reunião do colegiado para a próxima segunda-feira, dia 19, a fim de que no dia 20, o plenário possa aprovar a matéria em última votação, garantindo o pagamento do benefício reajustado este mês.

Outros profissionais da área educacional solicitam ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) o envio de matéria sobre o plano de carreira para os servidores administrativos e o pagamento da data-base.

Comentários