Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p...

Conheça o primeiro livro com temática homoafetiva da história da literatura ocidental

O dia 28 de junho ficou consagrado como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, que marca a luta pelos direitos dessa comunidade. Criada em 1970, a data teve origem na primeira marcha em defesa da liberdade gay, realizada um ano após a Rebelião de Stonewall, um episódio marcado por uma violenta operação policial em um bar frequentado por pessoas LGBTQIAPN+ chamado Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos.

Isso foi no século XX. Contudo, 75 anos antes, em 1895, a pauta já se inseria na literatura com o primeiro romance da história ocidental, cuja temática principal é a homossexualidade: Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, que atualmente compõe o catálogo de um dos selos da SOMOS, a Editora Ática.

Neste livro, Amaro, um homem escravizado fugido, busca liberdade em alto-mar, alistando-se na Marinha. No entanto, o ambiente ainda lhe é hostil e Amaro continua a levar chibatadas. Nesse contexto em que a representatividade era escassa e o preconceito contra a diversidade sexual era ainda mais opressor, Amaro conhece Aleixo, um jovem e dedicado rapaz, com quem compartilha uma forte paixão.

Na pensão de D. Carolina, uma prostituta decadente que acolhe os dois amantes, eles encontram refúgio para viver seu amor. Com uma escrita intensa e uma abordagem honesta, Adolfo Caminha oferece uma perspectiva única sobre a sexualidade e as complexidades emocionais de seus personagens. O Bom-Crioulo não apenas expõe as dificuldades enfrentadas pela comunidade LGBTQIAPN+ no passado, mas também ressoa com as experiências vividas por muitos indivíduos atualmente.

Ficha técnica: 

1. Bom-Crioulo, Adolfo Caminha – Editora Ática

 

Preço: R$ 30,36 (Link para compra na Amazon)

Autores:  Adolfo Caminha

Segmento: Literatura Juvenil

Páginas: 128

Comentários