Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p...

Cirurgia bariátrica: guia gratuito tira todas as dúvidas sobre o procedimento

Com mais de 300 mil procedimentos realizados entre 2017 e 2022 (315.720) em todo o Brasil, segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a cirurgia bariátrica tem sido uma alternativa para os mais de 6 milhões de pessoas com obesidade no país. Esse número cresceu 29,4% em 2022 em relação ao ano anterior. O aumento vem acompanhado também de dúvidas. O Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, criou um guia gratuito para tirar todas as dúvidas sobre cirurgia de redução do estômago.

O livro digital traz informações objetivas e práticas. Quem pode realizar a cirurgia, quais os métodos disponíveis e alguns mitos sobre o procedimento são algumas delas. O e-book apresenta ainda um conteúdo explicativo chamado de "Bari de A a Z" com as principais dúvidas recebidas pelos especialistas em consultas no hospital.

"Esperamos que esse material seja útil para aquelas pessoas que ainda estão em dúvida sobre a indicação cirúrgica, quando é recomendada e a vida depois da cirurgia. São dúvidas que, geralmente, precedem a consulta médica com um especialista no assunto e seguram o paciente em casa", afirma o coordenador do núcleo de cirurgia bariátrica do Hospital Angelina Caron, Pedro Henrique Caron.

O e-book pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico, como tablets, computadores e smartphones. Para baixar o livro digital clique aqui. Além do livro digital, o hospital abriu um canal de perguntas direto com um de seus cirurgiões bariátricos, Pedro Henrique Caron, para que as dúvidas sejam respondidas pelo profissional. A página para envio de dúvidas pode ser acessada aqui.

Comentários