Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Rolezinho em Aparecida de Goiânia “Rende” em novo single de Vulgo RZ

(F: Banana Music)
Cenas da vida cotidiana que leva em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital goiana, viram as rimas que Vulgo RZ apresenta no novo single, “Rende”. 

Um trap turbinado por reverbs e autotune, “Rende” traz, em versos explícitos, algumas vivências de Vulgo RZ, que vê sua fama subir a cada lançamento e se espalhar muito além dos limites da zona sul de sua região. Com os dois primeiros singles, “Trapstar” e “Codein”, alcançou, organicamente, mais de vinte mil seguidores em pouco menos de um ano. Um passo de cada vez, como sabe o jovem músico, que comemora a cada novo play e seguidor que chega.

Com “Rende”, Vulgo RZ quer levar cada vez mais a produção local de sua região para as outras partes do país. “Temos uma imensa cena de trap no Brasil hoje, com nomes de todo lugar, mas quero ajudar a espalhar por todo canto essa produção de rap e trap atual aqui do centro-oeste, em especial de Goiânia e região”, conta ele a respeito dos planos a longo prazo.

Envolvido também com produção cultural, Vulgo RZ organiza e compete em batalhas de rima, além de ser skatista.

O músico prepara o primeiro álbum de estúdio, com previsão de lançamento em fevereiro de 2023.


 

Comentários