Nós por Elas Mentoria para Mulheres, programa do IVG que muda vidas

Da Redação

Fernanda Cardoso Rosa Gonçalves é conhecida no mundo corporativo como “Nanda Rosa”. Uma mulher preta, casada, uma filha e que participa ativamente de grupos de empoderamento feminino, motivando mulheres a fortalecer e desenvolver a equidade de gênero. Estatística e matemática de formação, especialista em Banco de Dados, trabalha na Volkswagen Caminhões e Ônibus há mais de dois anos como cientista de dados, sendo responsável pelo desenvolvimento de modelos estatísticos, criação de algoritmos, realizando análises de dados diversos. É ela quem elabora e realiza a gestão de KPI’s — Indicadores-chaves de Performance, com o objetivo de subsidiar melhorias nos processos e projetos existentes.

Crescimento profissional que se tornou possível graças à mentoria. “Definitivamente, transformou a minha vida”, diz Nanda, que participou de uma das edições do Programa Nós por Elas Mentoria para Mulheres. O projeto é uma iniciativa do IVG – Instituto Vasselo Goldoni, instituição que incentiva e difunde a equidade de gênero, a sororidade e o respeito à diversidade.

Ela lembra que foi a partir da mentoria que ela se fortaleceu e consolidou-se. “Às vezes, por já termos muito tempo de atuação no mercado, achamos que já sabemos o suficiente e assim deixamos muitos detalhes passarem despercebidos. Foi justamente nisso que a mentoria mais me ajudou, me motivando, trazendo a percepção de mitigar riscos e principalmente, auxiliando a corrigir todos os detalhes desalinhados em minha vida pessoal e profissional”, relata.

Nanda afirma que aprendeu a identificar suas fraquezas, a definir melhor os seus objetivos pessoais e profissionais, mantendo o foco e principalmente a evitar cair nas armadilhas de devaneios. “Trocar minhas ideias e dúvidas com outras pessoas que não faziam parte do meu convívio social, me deu um segundo ponto de vista sobre meus planos e anseios, me ressignificou!”, recorda.

Mais de 3.500 mulheres beneficiadas diretamente no mundo; quase 20 mil inscritas em todas as edições do programa; um número acima de 4.200 pessoas acionadas constantemente por grupos Telegram; mais de 380 horas de conteúdo e 2,5 mil horas de mentoria gratuita oferecidas por edição, em um total de 14,6 mil horas de mentoria. Os números mostram a seriedade e os resultados individuais confirmam a eficiência e a excelência do Nós por Elas Mentoria para Mulheres que está prestes a dar início à 12ª edição.

O programa promove a inspiração por meio da conexão com pessoas que compartilharão seus conhecimentos, potencializa planos de ação e acolhimento com metas claras e definidas, fortalece e valoriza competências e iniciativas para colocar planos em prática e traduz em realidade a necessidade de mudança e crescimento para atingir objetivos.

A mentoria nasceu de uma inspiração da presidente Edna Vasselo Goldoni ao qual decidiu, em plena pandemia, criar uma iniciativa que pudesse ajudar mulheres a passarem por um momento de grande dificuldade. E após compartilhar a ideia com a Glaucimar Peticov, que sempre apoiou e é presente em todas as etapas, através do Banco Bradesco, o programa passou a ganhar um formato mais robusto, um novo corpo, com uma estrutura mais arrojada. A metodologia utilizada foi compartilhada com a ONU Mulheres, a qual solicitou que algumas alterações fossem realizadas e ajustadas. “A gente identifica que há uma necessidade real desta mentoria e ela chega em um formato que dá um toque especial”, comenta.

Tudo foi planejado através do pensamento de um grupo com contribuições voluntárias. Não havia, na primeira edição, um padrão, até por tratar-se de algo único. “Hoje acredito que os maiores desafios estavam muito mais na operação do que na idealização. Mais do que a gestão e toda a disciplina operacional necessária, foi o desenvolvimento de um sistema muito bem elaborado, muito diferente, que facilita esse processo”, lembra Rosa Alba Bernhoeft, fundadora e CEO da Alba Consultoria.

O projeto foi, então, consolidado a partir de uma atividade já existente. “Houve uma escolha de mentores e neste ponto entra a criação de um sistema para fazer o match e esse é o coração do programa”, recorda Rosa. Neste momento foi realizada uma parceria com a Rocket, empresa que vende treinamentos para mentoria. Criar um modelo próprio do programa foi algo construído ao longo da atividade. “São passados códigos de conduta na relação mentor-mentorada, é passado o foco do trabalho e chegamos à temática de carreira da mulher. Apresentamos conceitos básicos em relação a não julgamentos, neutralidade, confidencialidade, acolhimento e toda essa sensibilidade para uma escuta neutra mas, ao mesmo tempo, carinhosa e principalmente que facilitasse a formação ou elaboração de decisões da mentorada”, completa.

Cada mulher que entra no programa recebe cinco horas de mentoria individual, action learning (método de resolução de problemas complexos), mais de 30 horas de conteúdo em lives e masterlives, com temas que vão de elaboração de currículo, montagem de perfil no LinkedIn, até uma série de atividades que culminam em um plano de ação para mudança de vida. “Nós já contribuímos para que muitas mulheres pudessem se recolocar no mercado de trabalho, para que fossem promovidas; além das tantas outras que contaram com nossa contribuição para empreenderem seus negócios. É uma ação que visa a transformação social pela força da mulher”, ressalta Edna.

Para Nanda Rosa ficou a missão de encorajar o desenvolvimento pessoal e profissional de outras pessoas, seja pelo conhecimento, palestrando ou numa simples conversa informal. “Ter um mentor é como ter um guia: alguém que já passou por aquele caminho — talvez até algumas vezes — e que pode acender uma luz para que você. A mentoria do Programa Nós por Elas do IVG me mostrou que o trabalho interdisciplinar possibilita atuar com diferentes especialidades, fornecendo assim melhores resultados nos projetos desenvolvidos. Essa troca de conhecimentos e experiências é muito enriquecedora”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s