Abertas as inscrições para concursos de desenho infantil e vídeo amador da campanha Diadesol 2022

Da Redação

Estão abertas até o dia 12 de agosto as inscrições para participação nos concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador da edição 2022 da campanha Diadesol – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania. A iniciativa de conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS. 

Para conferir os regulamentos dos concursos e se inscrever, acesse https://www.abes-sp.org.br/diadesol/

O Diadesol tem como objetivos incentivar as escolas e seus alunos a refletirem sobre as questões dos resíduos sólidos e seus impactos no meio ambiente e na saúde, e estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Esta é a 11ª edição do Concurso de Desenho Infantil, que é destinado a estudantes de escolas públicas e privadas, com idades entre 6 e 10 anos, e traz como tema “Desenhe como você e sua família estão ajudando a cuidar dos resíduos na sua casa ou comunidade”. O tema do concurso de Vídeo Amador, que está em sua 15ª edição e é voltado a estudantes e público em geral, é “Resíduos na sua comunidade, bairro e/ou cidade”. Os temas têm como base revelar a percepção das crianças e jovens sobre a destinação correta dos resíduos gerados, considerando os resíduos orgânicos, recicláveis, logística reversa, perigosos e outras práticas sustentáveis.

Cartilha do bem

A edição deste ano foi lançada em 11 de março. Na ocasião também foi apresentada a “Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente”, uma iniciativa da ABES-SP em parceria com a Reciclus. Saiba mais sobre a publicação: https://www.abes-sp.org.br/cartilha-do-bem-orienta-publico-infantil-sobre-a-importancia-de-reciclar-e-reutilizar-residuos/.

Na cartilha, as meninas Lara e Bia conversam sobre o que aprenderam sobre o lixo, inclusive que o jeito correto é chamar de resíduo. E ensinam sobre os tipos de resíduos, como separá-los, as diferentes cores das lixeiras, a importância do descarte correto e de reutilizar e reciclar os materiais, que são responsabilidades de todos nós. O material traz ainda um capítulo especial destinado às lâmpadas, explicando o que é a logística reversa e como participar.

Sobre o Diadesol:

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como DIADESOL das Américas, cuja expressão é de origem espanhola – Dia de los Desechos Sólidos. Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

Para saber mais sobre a campanha, acesse https://www.abes-sp.org.br/diadesol/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s