Da Redação
Maior programa socioambiental de caráter educativo em Economia Circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, o Tampinha Legal recolheu mais de 900 toneladas de tampas plásticas ao longo dos 5 anos de programa. O volume equivale a 500 milhões de tampinhas, ou seja, mais de 75 carretas de matéria-prima, transformaram-se em mais de R$ 2 milhões destinados integralmente para entidades assistenciais participantes. São mais de 3 mil pontos de coletas distribuídos pelo Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Bahia e no Distrito Federal.
Presente desde 2016 em diversos segmentos como órgãos públicos, comércio e escolas, o Tampinha Legal, de acordo com Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, é a Economia Circular acontecendo na prática diariamente e em todos os ambientes. “Os números mostram a mudança de comportamento onde as pessoas compreendem o quanto a simples atitude de separar e recolher uma tampa plástica proporciona qualidade de vida para tantas famílias. Precisamos nos lembrar que o plástico 100% reciclável. Esta matéria-prima vale dinheiro e ao retornar para a indústria, produz novos artefatos”, explica.
O Tampinha Legal contribui diretamente para o Triple Bottom Line, tripé de sustentabilidade econômica, social e ambiental. São ações como esta que fazem a diferença para muitas entidades assistenciais que, com o recurso obtido através do programa, podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações. Além disso, atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Um comentário em “Tampinha Legal recolhe mais de 900 toneladas de tampas plásticas”