Surya alça novos voos com o EP “Asas”

Da Redação

A cantora, compositora, atriz e poeta paranaense Surya retorna com o seu novo EP, “Asas”, uma obra marcada pela entrega emocional após um diagnóstico de TOC, fim de relacionamento e pandemia. 

Ouça em seu aplicativo favorito: https://bit.ly/suryaasas 

Surya assina a produção de “Asas” junto a Gabriel Carvalho e traz quatro músicas inéditas, mais uma vez mesclando canções em português e em inglês. A faixa “Love Will Always Find You Again” expressa a raiz do disco: “É sobre dar asas à imaginação, ao amor e à esperança para que possamos alcançar novos lugares”, diz Surya. As faixas em português “Bilhete”, “A Tempo” e “Meu Bem” – esta última, premiada como Melhor Canção no Festival de Pinhais 2022 – flertam com a bossa nova e o samba, com o uso de guitarras e percussões bem marcadas, característica que já havia aparecido no álbum anterior da compositora, “Amor, L’amour, Love”.

“Quando escrevi ‘Asas’ o mundo estava desmoronando. Era 2020, sentíamos medo e ainda não entendíamos muito bem o que estava acontecendo. Aqui dentro, o meu mundo também estava se desconfigurando. Problemas familiares, término de relacionamento, as incertezas da carreira aumentando e, junto a tudo isso, um diagnóstico de TOC – e várias caixas de remédio; justo pra mim que não tomava nem um comprimido para dor de cabeça”, recorda.

“O cenário parecia sombrio, e as circunstâncias nebulosas. Mas a música ainda existia. Meu lugar de refúgio, meu mundo fantástico, minha paz. O lugar onde todas as ideias se alinham e os sentimentos confusos finalmente se organizam em notas”, completa Surya.

O trabalho marca um novo capítulo em uma trajetória que já atesta sua versatilidade criativa. Nascida em Curitiba, Surya é uma artista plural: cantora, compositora, escritora, desenhista e atriz são os seus variados predicados. Iniciou-se na música aos nove anos, autodidata, com a flauta doce e,  posteriormente, com o teclado, piano e violão. Aos doze anos vieram as primeiras composições. Atuando em peças teatrais e comerciais, formou-se em teatro em 2016. Em 2017 atuou no elenco principal do longa-metragem nacional “Alice Júnior”, de Gil Baroni. 

Em 2018 lançou o seu primeiro EP, intitulado “Moletom”, com 5 músicas autorais. Em 2020 trouxe a público seu primeiro álbum, dividido em dois volumes, “Amor, L’amour, Love” com 18 faixas, contando com composições autorais em português, inglês e francês. Desde 2017, vem acumulando prêmios, como no Festival da Canção de Pinhais (Melhor Canção; Melhor Cantora, este último em três anos consecutivos); e no Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, pelo clipe “Stop! I’m gonna cut my hair”. 

Publicou a sua primeira crônica ainda aos 16 anos, no livro “Antologia – Novos Autores Curitibanos”, e a escrita a acompanha desde então. É assim que a artista compõe suas músicas – através de poemas. Dessa forma nasceu o primeiro EP, em 2018. Naquele mesmo ano, a artista produziu e dirigiu seu show completamente autoral, “Surya e o Mini Espetáculo da Vida”, trazendo canções originais e inéditas, bem como poemas declamados durante o show-espetáculo, junto a reflexões sobre a vida e espiritualidade. 

Apaixonada pelos vários tipos de arte, Surya continua a produzir músicas, escritos e até algumas ilustrações, tendo lançado o livro “Se Deixar, Eu Viro Poesia”, onde alguns dos poemas foram posteriormente musicados e compõe os primeiros álbuns, “Amor, L’amour Love (Volume I e II)”. O trabalho fala desse sentimento em três línguas diferentes, indo muito além do amor romântico e do lugar comum.

Agora, a artista alça novos voos com o EP “Asas”, uma coleção de canções onde se conecta com o ouvinte por meio de letras movidas pela vulnerabilidade emocional. Surya abraça as complexidades de ser quem é – e, por meio do autoconhecimento, convida a um mergulho pessoal e sempre profundo.

“Nós somos seres complexos, difíceis e, principalmente, interessantes. Asas é sobre dar vazão a tudo que somos: felizes, tristes, medrosos, confiantes, esperançosos! Dentro de nós há espaço para tudo. Que nossos medos voem pela janela! Que nossas ‘Asas’ se abram para alçarmos voos ainda maiores. Que grande viagem é a vida! É hora de dar ‘Asas’ aos nossos sonhos, deixar o amor entrar e voar com cada vez mais esperança”, resume.

O EP “Asas” está disponível para streaming nos principais serviços de música. (Foto: João Sinhori)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s