Eduardo Suplicy debate Renda Básica de Cidadania em Goiânia

Da Redação

A convite do vereador Mauro Rubem (PT) e da deputada estadual Adriana Accorsi (PT), o ex-senador e atual vereador por São Paulo Eduardo Suplicy (PT) participou de audiência pública na sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa, para discutir os conceitos e as experiências com a Renda Básica de Cidadania. Suplicy, economista pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, defende o projeto há 30 anos e acompanhou casos de sucesso em todo o mundo.

Suplicy explicou que a Renda Básica de Cidadania é um programa social de transferência de renda incondicional, suficiente para o sustento de uma vida livre e digna. Com a Renda Básica, segundo ele, elimina-se a burocracia de atestar o quanto se ganha e a dependência de um benefício. “Não importa o quanto a pessoa obterá com seu trabalho remunerado, o lucro será dela, independente de receber a Renda Básica. Isso estimula o progresso. Trata-se de garantir dignidade e liberdade ao ser humano, que poderá escolher melhor sua atividade, não precisando aceitar qualquer coisa para garantir seu sustento”, afirma.

Como exemplos bem-sucedidos da aplicação da Renda Básica de Cidadania, Suplicy apontou o Alasca, nos Estados Unidos, além de Macau, e até mesmo de cidades brasileiras, como Maricá, no Rio de Janeiro. Em todos os casos, o programa é aprovado pela população e o benefício aumentou com o passar dos anos. Para Suplicy, o Brasil deu um passo rumo à Renda Básica quando o ex-presidente Lula criou o Bolsa Família. A expectativa, de acordo com ele, é que o projeto seja aplicado em sua totalidade num futuro governo petista.

Com o aumento do número de brasileiros em situação de miséria, o vereador Mauro Rubem acredita que a medida seja o que Goiânia e o Brasil precisam. “Ao inserirmos os mais vulneráveis no orçamento público, damos passos importantes em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.” Também participaram da audiência pública, o pré-candidato ao governo de Goiás Wolmir Amado (PT) e as pré-candidatas ao Senado Denise Carvalho (PC do B) e Manu Jacob (Psol). Eduardo Suplicy aproveitou a visita a Goiânia para lançar o seu mais recente livro “Um novo jeito de fazer política”, escrito em parceria com Mônica Dallari.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s