Médico cria Caminhão da Saúde e oferece atendimento gratuito em Goiás

Da Redação

Idealizado pelo médico, advogado e professor universitário Cláudio Brandão, o Caminhão da Saúde, uma carreta adaptada e transformada em um consultório e clínicas sobre rodas tem percorrido Goiás levando atendimento médico à população mais pobre. 

A unidade móvel de saúde é organizada pela ONG Associação de Apoio à Saúde (AAS) e possui três consultórios com mobiliário próprio, um deles, de oftalmologia, com todo o aparato para diagnosticar e tratar a maior parte das patologias visuais.  

Neste fim de semana, em parceria com o Projeto Viver, a AAS leva para a região oeste de Goiânia mais uma ação do projeto, com atendimento médico e exames gratuitos para a população. A unidade móvel fica estacionada nos dias 11 e 12 de junho na quadra da Escola Estadual do bairro Jardins do Cerrado VII, das 7h às 17h e tem capacidade para cerca de 450 procedimentos diários.

O paciente deve chegar munido de documentos pessoais,  passar por uma triagem com possibilidade de fazer exames de glicemia, aferição de pressão arterial, além de testes rápidos de IST (Infecção Sexualmente Transmissíveis). Em seguida,  terá uma consulta médica e, caso necessário, pode realizar ultrassonografia e eletrocardiograma na hora. 

O projeto assistencial da Associação Estadual de Apoio à Saúde atende também cidades do interior e zona rural há mais de 10 anos. Uma das prioridades é a prevenção dos cânceres de mama e próstata, doenças que se forem diagnosticadas precocemente, a probabilidade de cura aumenta imensamente.  Outras doenças como hipertensão e diabetes, que assolam a população brasileira,  também podem ser identificadas com o atendimento no Caminhão da Saúde. Para as doenças do coração, o suporte de cardiologia se dá através da realização de eletrocardiograma laudado por especialista.  

Exames gratuitos

São exames como ultrassom urinária, da mama, próstata, pré-natal e eletrocardiograma. Os laudos dos exames de imagem são emitidos na hora e entregues ao paciente,  já com indicação de tratamento ou receita médica.  O projeto se ancora em um sonho pessoal, mas tem como meta “cuidar de gente”, comemora Brandão , que ainda completa:  “queremos fazer isso bem”.  

A expectativa dos organizadores é que sejam realizados mais de 300 exames.  Além disso, a parceria com o Nuclaids – Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV, ligado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), junto com seus alunos, realiza a testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O novo serviço vem sendo desenvolvido há alguns meses e tem forte apelo social, já que a maioria das pessoas não tem acesso ou sabem como realizar exames para detectar sífilis ou mesmo HIV. (Foto: acervo da AAS)

Serviço 

Atendimento gratuito no Caminhão da Saúde 

Onde: Na quadra da Escola Estadual do bairro Jardins do Cerrado VII. 

Rua JC 312 APM 3 Residencial Jardins do Cerrado VII

Dias 11 e 12 de junho 

Horário: das 7h às 17h 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s