Petição pede punição de policiais que mataram homem asfixiado em porta-malas de viatura

Da Redação

Uma petição online criada na plataforma Change.org pede punição dos dois policiais rodoviários federais que provocaram a morte por asfixia de um homem no porta-malas de uma viatura em Umbaúba (SE). A ação, ocorrida nesta quarta-feira (25), foi filmada e realizada às vistas de quem passava pelo local.

Segundo testemunhas, a vítima, Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, foi abordada sem motivos pelos policiais enquanto trafegava com sua motocicleta. Ele sofria de esquizofrenia e tomava remédios controlados havia 20 anos.

Conforme relatos e as próprias imagens, Genivaldo foi colocado no porta-malas da viatura e os policiais jogaram, posteriormente, uma bomba de gás dentro do veículo. O IML constatou a morte por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. 

O texto da petição diz que “mesmo se contorcendo, pedindo ajuda e não tendo reagido à abordagem policial, Genivaldo foi TORTURADO E ASSASSINADO!”.

O sobrinho de Genivaldo, identificado como Wallyson, que presenciou o caso, relatou: “Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”. Wallyson avisou aos policiais que seu tio sofria de problemas mentais, mas não conseguiu interromper a sessão de tortura.

“Os policiais colocaram um homem numa CÂMARA DE GÁS, a céu aberto, em plena luz do dia, mesmo sendo filmados! UMA ATROCIDADE!!!”, diz o manifesto.

Em nota, a PRF, não se sabe se ironicamente, disse que utilizou “técnicas de menor poder ofensivo”.

Para assinar a petição, clique neste link.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s