Filme inédito no Brasil reúne cientistas que buscam o segredo da juventude

Da Redação

Há séculos, o homem se vê diante de um mistério que até hoje não foi plenamente desvendado: é possível evitar o envelhecimento? É essa a discussão do documentário “Jovem Para Sempre – Encontrando o Elixir da Juventude”, uma produção da Arte France, dirigida por Sylvie Gilman e Thierry de Lestrade, que estreia com exclusividade no Brasil através do Curta!. Em junho, o longa estará em streaming através do Curta!On-Clube de Documentários, disponível no NOW e em CurtaOn.com.br.

No filme, diversos cientistas defendem suas teorias e se posicionam contra outras que lhes parecem sem sentido ou ineficazes. Fica claro que, embora haja avanços nas pesquisas sobre o envelhecimento dos nossos corpos, o desafio de prolongar a juventude ainda está totalmente em aberto.

As hipóteses são muitas e os cientistas enveredam por diferentes caminhos atrás de respostas. Há quem busque resultados em intervenções genéticas, no plasma sanguíneo, no desenvolvimento de remédios e até na nutrição.

Os cientistas salientam que, mais do que uma questão estética, reverter o envelhecimento é importante para prevenir ou mesmo impedir o surgimento de diversas doenças que se dão conforme o corpo envelhece, como o Alzheimer e vários tipos de câncer.

“Podemos atingir o processo de envelhecimento para aumentar nossa expectativa de vida, para evitar sofrimentos das doenças da velhice e, assim, vivermos felizes por mais tempo”, afirma o pesquisador Nir Barzilai, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, de Nova York. No entanto, outra questão fica em aberto: caso a humanidade encontre o segredo da juventude, como o planeta irá suportar esse novo peso demográfico? A estreia é na Sexta da Sociedade, 27 de maio, às 23h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s