Plano de salvaguarda da Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino de Trindade será lançado 

Muito além de um desfile, a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade é uma demonstração de fé e peregrinação realizada por homens e mulheres do campo em deferência, agradecimento e louvor ao Divino Pai Eterno. A tradição, com início aproximadamente na década de 30, é um dos principais rituais da Festa.   

Reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2016 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi lançado nesta terça-feira (17), pela superintendência do Iphan-GO, o Plano de Salvaguarda da Romaria de Carros de Bois. Resultado de articulações entre carreiros, Prefeitura de Trindade, Governo do Estado de Goiás e o Iphan, o Plano traz ações de preservação e manutenção da manifestação cultural, definidas durante encontros virtuais e que serão colocadas em prática a curto, médio e longo prazo. 

Dentre as ações de preservação da Romaria, está a produção de um manual (e-book) sobre o modo de fazer do Carro de Boi, produto já contratado pelo Iphan e que está em desenvolvimento. Além disso, está previsto a confecção de um documentário sobre o amansamento dos bois que vão para a Romaria. 

A historiadora do Iphan-GO Renata Galvão explica que o Plano “é fruto de um trabalho que privou pela construção de um espaço dialógico e participativo e tem como intuito firmar tratativas entre os envolvidos na manifestação desse bem cultural.” 

“Mais que um instrumento de apoio e fomento, o Plano de Salvaguarda vai auxiliar na preservação e divulgação do bem cultural e na valorização dos detentores. É, de fato, não deixar que os valores culturais atribuídos a Romaria de Carros de Bois se percam com o tempo”, destaca o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral. 

Romaria de Carros de Bois 

A Romaria de Carros de Bois constitui uma parte significativa dos rituais da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade. Além dela ocupar uma boa parte da Festa, ela condensa na extensão de todo o seu ritual, expressões de fé e práticas do catolicismo que faz parte da vida religiosa do mundo rural.    

O carro de boi é um veículo artesanal secular que resiste aos avanços do tempo, cuja partes construtivas principais – duas rodas, um eixo e uma mesa, são feitas de madeira. É um transporte tracionado pela força animal, juntas de bois treinados a percorrer trajetos extensos, conduzidos por um candeeiro e carreiro, usado na maioria das vezes para levar e trazer mantimentos, mercadorias e outras cargas. Durante a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, os carreiros percorrem longas distâncias, peregrinando e se colocam em posição de herdeiros de uma tradição que ultrapassa gerações. 

“É importante ressaltar que as políticas públicas do Iphan, voltadas ao Patrimônio Imaterial, têm como objetivo prioritário alcançar a autonomia e a sustentabilidade do bem cultural registrado. Desse modo, tanto a elaboração, quanto a execução do Plano de Salvaguarda é uma responsabilidade compartilhada entre detentores e órgãos públicos que atuaram nesse processo”, pontua Renata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s