Apoio emocional dos pais é fundamental na preparação para o Enem

“Ah, mas você só estuda” ou “Nunca te vejo estudando”. Nem sempre os pais param para pensar no quanto frases como essas, cheias de pressão e cobranças, podem prejudicar os filhos na preparação para o Enem. Para alertá-los e orientá-los sobre a maneira correta de apoiar os adolescentes que estão em busca de uma vaga na faculdade, o Colégio Simbios promove a palestra “Como apoiar nossos filhos vestibulandos”, nesta quarta-feira (18), às 19h, na unidade do Ensino Médio. A mestre em aprendizagem de vestibulandos pela UFG Fernanda Leal é a convidada para falar sobre o tema.

Ela, que é mentora de estudos dos alunos do Ensino Médio e do Curso Pré-Vestibular do Simbios, ressalta que os pais são peça-chave no processo de preparação para a prova do Enem. “É preciso que eles entendam a riqueza que é manter uma comunicação ativa com os filhos. Uma conversa com um adolescente em casa não precisa ser só para dar um sermão, um conselho ou ensinar alguma coisa. É importante aprender a ouvir sem falar o tempo todo. Só assim se estabelece confiança e uma relação saudável que vai ajudar o jovem a passar por essa fase seguro de si e do que deseja”, aconselha Fernanda.

Criadora do “Método Leal de ensino para vestibulandos”, a especialista ressalta que para os pais chegarem a esse entendimento, devem compreender todos os desafios envolvidos em uma preparação para uma prova importante como a do Enem, além de conhecerem a forma como seu filho estuda. “Geralmente, eles ficam na dúvida entre incentivar e cobrar, se sentem perdidos nesse mecanismo. A intenção, então, é realmente instrumentalizar os pais para que eles tenham mais condições e repertório para apoiar os filhos nesse processo com consciência”, avalia.

A programação reflete a preocupação com o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos, um diferencial do projeto pedagógico do Simbios. Mais do que oferecer um ensino de excelência, os altos índices de aprovação nas melhores universidades do Brasil obtidos pelo Colégio são frutos de um equilíbrio entre o dia a dia de estudos na escola e uma mente sã. “Nunca dissociamos uma coisa da outra. É fundamental se dedicar aos conteúdos, mas oferecer ferramentas de cuidado emocional fazem uma enorme diferença nos resultados que podem ser obtidos lá na frente. E os pais fazem parte disso, por isso sempre os incluímos em ações como essa”, avalia o diretor Adriano Medeiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s