Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia discute falta de medicamentos para hemodiálise e tratamento de diabetes

O vereador Mauro Rubem (PT) convocou reunião da Comissão de Saúde, a qual preside, para esta quinta-feira (05), às 8 horas, na Câmara Municipal de Goiânia, para discutir denúncias de falta de medicamentos para hemodiálise e tratamento de diabetes nas unidades de saúde da capital. No caso da hemodiálise, o estoque acabará em 12 dias. Já o contrato número 153/2018, que garante o fornecimento de insulina ao município, venceu no dia 2 de maio. Até o momento, a secretaria municipal de Saúde não tomou quaisquer medidas para reposição, ainda que em caráter emergencial. “A ingerência do prefeito e do secretário de Saúde tem colocado em risco a saúde e as vidas de milhares de diabéticos, que, em plena pandemia e passando por dificuldades financeiras, são impedidas de terem acesso a tratamento digno, sendo submetidos a riscos de danos e sequelas irreversíveis”, afirma Mauro.

Mauro Rubem apresentou requerimento nesta quarta-feira (04)4, solicitando ao secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, a reposição, em caráter de urgência, dos serviços e insumos necessários ao tratamento do diabetes nas unidades de saúde de Goiânia. Segundo o vereador, a Comissão de Saúde deve aprovar, ainda, a convocação do secretário, para prestar esclarecimento sobre o caso. O presidente da Associação Metropolitana de Apoio ao Diabético (Amad), André Fabrício Cardoso, participará da reunião e detalhará a situação aos vereadores membros da comissão.

Em Goiânia, o problema não é novo. Desde o ano passado que entidades nacionais de apoio a renais crônicos vem denunciando a gestão Rogério Cruz (Republicanos) por não repassar aos prestadores recursos já enviados a Goiânia pelo governo federal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s