De napolitano a chocolate com amendoim: como fazer ovo de Páscoa vegano em casa com apenas R$ 15

Que tal preparar em casa ovos de Páscoa deliciosos e veganos com apenas R$ 15? As receitas fáceis de fazer – nos sabores bentô napolitano e chocolate com amendoim e caramelo salgado – são sugestão da influenciadora digital Maria Clara Paludetto, do Vixe Virei Vegana (@vixevireivegana), em parceria com a Mercy For Animals (MFA).

Maria Clara, que tem 18 anos, conta que criou o perfil de receitas nas redes sociais para quem busca uma transição para o veganismo. Segundo ela, a iniciativa mostra que é possível se alimentar com qualidade, sabor e sem deixar de celebrar as datas comemorativas tradicionais por falta de opções sem ingredientes de origem animal. Confira aqui o vídeo com a receita.

“Sou amante e aprendiz da culinária à base de plantas e busco descomplicar a cozinha vegetal, ensinando receitas práticas, acessíveis e deliciosas para todas as pessoas. Minha intenção é promover o consumo consciente em prol do Planeta Terra, dos animais e dos seres humanos”, afirma a jovem. 

Natural de Araçatuba, no interior de São Paulo, a estudante de Publicidade e Propaganda conta que decidiu mudar sua alimentação pelo bem dos animais, e que a Mercy For Animals foi uma grande inspiração para essa decisão.

“Encontrei no veganismo os valores que acreditava, de que a minha existência não deve causar nenhum tipo de violência e exploração sobre as outras espécies. Compreendi que os animais possuem direito à vida e que isso deve ser respeitado. E, de brinde, entendi que, sendo vegana, posso viver de maneira mais sustentável, igualitária e benéfica para a minha saúde e do planeta”, finaliza.

OVO BENTÔ NAPOLITANO

INGREDIENTES 

Para a base dos 3 recheios:

– 1 xícara de água

– 1 xícara de leite vegetal (usei o de coco)

– 1 xícara de castanha de caju demolhada

– 1 xícara de açúcar

– 1 colher de sopa de óleo de coco

– Pitada de sal

Para o brigadeiro preto:

– 1/3 dessa base

– 50g de chocolate em barra

– 1 colher de sopa de cacau em pó

Para o brigadeiro branco:

– 1/3 dessa base

– 1 colher de chá de essência de baunilha

Para o brigadeiro de morango:

– 1/3 dessa base

– 100g de morango

– Um pedaço pequeno de beterraba para colorir

Para finalização:

– 15g de chocolate

– Granulado colorido

MODO DE PREPARO:

– O primeiro passo é derreter o chocolate, colocar na forma do ovo junto com as outras peças e levar à geladeira até endurecer e/ou ficar esbranquiçado por fora.

– Para a base dos recheios, coloque no liquidificador a água, o leite vegetal, a castanha, o óleo de coco, o açúcar e a pitada de sal, e bata bem até ficar tudo homogêneo.

– Separe esse creme em três partes iguais.

– Para o brigadeiro preto, junte 1/3 dessa base com o chocolate em barra e o cacau em pó. Para o brigadeiro branco, junte 1/3 dessa base com a essência de baunilha. Para o brigadeiro de morango, bata os morangos e a beterraba com o 1/3 dessa base e despeje na panela.

– Cozinhe todos os brigadeiros até o ponto “de colher”, ou seja, desgrudando da panela.

– Transfira-os para um recipiente, deixe-os esfriar e leve-os para geladeira.

– Para montagem, coloque primeiro o brigadeiro preto no fundo, depois o brigadeiro de morango e, por último, o brigadeiro branco.

– Derreta o chocolate e coloque dentro de um saquinho de confeitar ou em algum outro limpo, escreva o que quiser, e finalize com granulado colorido.

OVO DE CHOCOLATE COM AMENDOIM E CARAMELO SALGADO

INGREDIENTES 

Para a casca do ovo de 350g:

– 130g de chocolate 

Para o leite de amendoim:

– 1 xícara de água 

– 2 colheres de sopa de pasta de amendoim 

Para o caramelo:

– 1/2 xícara de açúcar para caramelizar

– 1/2 xícara (cerca de 90g) de leite de amendoim

– 1/2 colher de chá de Sal

– 1 colher de sopa de óleo de coco 

– 1/2 xícara de amendoim torrado

Para a ganache:

– 80g de chocolate 

– 3 colheres de sopa de leite de coco (ou algum outro que seja cremoso)

– Amendoim para decorar

COMO FAZER

– A primeira etapa é derreter o chocolate, despejar na forma do ovo, colocar as outras peças e levar para geladeira até endurecer e/ou estiver esbranquiçado por fora.

– Para o caramelo, faça um leite de amendoim batendo no liquidificador a água e a pasta de amendoim. Depois, derreta o açúcar, junte esse leite na panela e cozinhe até desgrudar do fundo da panela (como mostrado no vídeo). Desligue o fogo, acrescente o sal e o óleo de coco, e transfira para outro recipiente. Quando estiver em temperatura ambiente, leve à geladeira e depois misture o amendoim torrado. 

– Para a ganache, junte o chocolate e o leite de coco em um recipiente e leve ao micro-ondas de 30 em 30 segundos até derreter tudo. Coloque na geladeira para endurecer e ficar no ponto de bico.

– Para a montagem, coloque todo o caramelo dentro do ovo, decore fazendo bicos com a ganache e finalize com amendoim no meio e chocolate derretido, usando uma colher para riscá-lo por cima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s