Metodologia privada que melhorou ensino nas escolas de Goiás será repassada ao estado

Focado na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação, o programa Jovem de Futuro, metodologia do Circuito de Gestão desenvolvido pelo Instituto Unibanco, será oficialmente repassado para o estado de Goiás no próximo dia 31.

Com participação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Fátima Gavioli, secretária estadual de Educação, e Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o encontro marca também os dez anos de implementação do Jovem de Futuro na rede estadual de educação.

O programa reúne importantes resultados na melhoria dos índices educacionais das escolas de Ensino Médio de Goiás. No período, o Ideb do estado na etapa foi de 3,6 (2011) para 4,7 (2019), tornando-se o estado com o maior índice para o Ensino Médio no Brasil.

O Circuito de Gestão Goiano tem como foco a melhoria do ambiente escolar e do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Goiás. “Quando entendemos o nosso objetivo, conseguimos alcançar os resultados”, declara Fátima Gavioli, secretária de Educação de Goiás.

“A parceria do Instituto Unibanco com a secretaria estadual de educação, por meio do Jovem de Futuro, trouxe expressivos avanços em termos de gestão e de aprendizagem dos estudantes”, comenta Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco. Segundo ele, a valorização da gestão pública implica ser eficiente, eficaz e efetivo, para redução das desigualdades. “Nós, como gestores públicos, não temos o direito de sermos ineficientes. A ineficiência pune os mais vulneráveis e mais pobres e, evidentemente, isso é ainda mais agravado em uma sociedade que, além de desigual, tem traços estruturais de racismo. Uma boa gestão é vital que consigamos avançar na educação pública, com equidade e qualidade para todos”.

Avaliação de impacto

Desenvolvido no Brasil desde 2007, o Jovem de Futuro tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. Este universo, extremamente diverso e em larga escala, permite mostrar a efetividade do programa em ambientes muito heterogêneos. O modelo, importantíssimo para basear políticas públicas em evidências, é semelhante ao desenvolvido pelos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, premiados pelo Nobel de Economia em 2019.

Metodologia

O programa é fundamentado na premissa de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes. Sua metodologia, o Circuito de Gestão, é inspirada no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act). Criado exclusivamente para o sistema educacional brasileiro, o Jovem de Futuro incorporou métricas nacionais, o calendário letivo, a estrutura administrativa prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a cultura e a forma de funcionamento das escolas e secretarias. Por meio de uma sequência de ciclos, o Circuito de Gestão propicia a análise, a revisão e o aprimoramento de cada ação, promovendo assim o avanço contínuo da gestão escolar em três instâncias: da secretaria de educação, das regionais de ensino e das escolas.

O lançamento do Circuito de Gestão Goiano terá transmissão ao vivo pelo canal da Seduc-GO no YouTube; o encontro será realizado das 9h às 13h, no auditório da secretaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s