Cai secretário de Finanças de Goiânia

Geraldo Lourenço não é mais secretário de Finanças da Prefeitura de Goiânia. O auxiliar do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) entregou o pedido de demissão nesta terça-feira (22) ao chefe. O novo titular da Pasta será o contador Vinícius Henrique Pires Alves, indicado pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Oficialmente demissionário, Lourenço enfrento uma série de desgastes desde a aprovação do novo Código Tributário de Goiânia, que provocou protestos generalizados na cidade devido aos exorbitantes reajustes do IPTU. Ontem, empresários se reuniram com vereadores para pedir a alteração também em outros itens do Código.

Indicado pelo presidente do Republicanos de Brasília, Wanderley Tavares, Geraldo Lourenço foi o responsável por elaborar as mudanças na legislação tributária, ao lado do então secretário de Governo Arthur Bernardes, também de Brasília, atualmente chefe do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura.

Durante a elaboração do novo código, a Secretaria de Finanças (Sefin) enfrentou uma série de problemas para apresentar os cálculos do IPTU à população, o que irritou Rogério Cruz. O secretário não conseguiu esclarecer pessoalmente ao prefeito, por exemplo, diante da revolta dos vereadores que se diziam “enganados” pela turma de Brasília, por que alguns imóveis tiveram reajustes de mais de cem por cento no imposto, apesar do limitador de 45% estabelecido no projeto.

Também enfrentou uma rebelião dentro da Sefin, com auditores entregando os cargos diante da pressão por respostas à população e pela falta de dados transparentes. O Código, visto como vantajoso apenas para o mercado imobiliário, ainda encontra-se sob discussão judicial.

No meio político, a expectativa agora é de que a gestão da Sefin seja mais técnica e sem o protagonismo de Brasília nas decisões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s