Hospital do Centro-Norte Goiano realiza primeira cirurgia torácica por vídeo em paciente com câncer

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu, realizou sua primeira cirurgia torácica por vídeo com alta tecnologia. O procedimento inovador foi feito em uma paciente de 35 anos com diagnóstico de câncer primário de pulmão metastático.

Devido à doença, o estado de saúde da paciente sofreu uma série de complicações. Ao chegar no HCN, ela estava com derrame pleural e a equipe médica da unidade constatou a necessidade de uma cirurgia para evitar o agravamento do quadro.

Em casos considerados de alta complexidade, a videocirurgia é a mais adequada e indicada, pois, muitas vezes, as pessoas se encontram debilitadas e o procedimento é minimamente invasivo. Além disso, a recuperação no pós-operatório tende a ser bem mais rápida, conforme explica a médica cirurgiã torácica Kellly Vitallino, responsável pela coordenação da cirurgia realizada na paciente no HCN.

“Assim como a cirurgia robótica, o procedimento cirúrgico por vídeo é muito pouco invasivo. Existem bem menos danos ao paciente, ele sente menos dor, a resposta metabólica ao trauma é menor. Então, a recuperação é mais rápida e melhor em vários sentidos se comparada a uma cirurgia aberta”, afirma a especialista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s