Professores e servidores administrativos reclamam de falta de diálogo com Prefeitura de Goiânia

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Goiânia, por iniciativa do vereador Mauro Rubem (PT), professores e servidores administrativos da Educação elencaram as principais dificuldades da categoria e reclamaram da falta de diálogo com a prefeitura. Participaram da audiência representantes do Sindicato Municipal dos Servidores da Educação (Simsed), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Conselho Municipal de Educação e Conselho de Diretores de Escolas Municipais, CMEIS e CEIS de Goiânia (Condir). A secretaria municipal Educação foi convidada, mas não enviou ninguém ao debate.

Entre os pontos abordados pela categoria, a recusa em pagar o reajuste do piso nacional, definido pelo Governo Federal em 33,24%, foi o principal motivo apontado para uma possível greve. Os servidores administrativos também reclamaram da inexistência de um piso que os contemple e dos baixos salários pagos (alguns inferiores ao salário mínimo). O professor Antônio Gonçalves (Simsed) afirmou que a prefeitura mente ao dizer que diminuiu a verba da União destinada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), uma das razões apontadas pelo Paço para não pagar os 33,24% de reajuste do piso. Ele também criticou a falta de transparência com a gestão da verba. “O único caminho para nós é a união dos trabalhadores e a greve”, declarou.

Apesar das divergências sindicais, Bia de Lima (Sintego) concordou com Antônio sobre os caminhos da categoria. Para ela, o aumento do piso é inegociável. “Não vamos abrir mão. Não existe isso de pagar 7,5%. Queremos os 33,24%, que é Lei. Devemos entrar em greve dia 15, num movimento responsável e compromissado”, disse. O vereador Mauro Rubem destacou que continuará lutando pela categoria na Câmara, ainda que não seja recebido ou ouvido pelo secretário da pasta. A audiência pública contou com a participação de cem pessoas pelo zoom e mais de 350 nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s