Médica do Hetrin traz dicas para saúde da mulher

No mês dedicado às mulheres, a médica clínica geral Raquel Zorzetti de Sousa Pacheco, do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), destaca algumas orientações importantes relacionadas aos cuidados essenciais da saúde feminina que devem ser realizados diariamente e mantidos para uma melhor qualidade de vida. “O bem-estar da mulher é o resultado da atenção dada ao corpo, mente e alma. Criar uma rotina saudável com atividades físicas, leitura, dança e uma alimentação rica em nutrientes é fundamental.

O melhor meio para ter uma vida saudável é a prevenção. Ao longo dos anos as mulheres passam por várias mudanças físicas, emocionais e hormonais, o que exige um acompanhamento médico anual em todos esses processos. Manter exames de rotina para monitoramento como o autoexame das mamas, manchas de sol e pintinhas ajudam a detectar doenças como o câncer.

Raquel reforça que, para identificar mudanças no corpo e mente, é preciso que a mulher conheça a si mesma e fique atenta aos sinais físicos e comportamentais, identificando assim qualquer ação anormal que necessite de maiores cuidados.

“Nódulos na região das mamas, axilas e pescoço; sensação de desânimo, cansaço e indisposição sem motivo aparente; sangramento uterino fora do período menstrual ou após na menopausa; corrimento vaginal são exemplos de que algo não vai bem com o organismo”, explica Raquel. Segundo a médica, é fundamental também cuidar de fatores emocionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s