Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano realiza primeira cirurgia com alta tecnologia por vídeo

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, realizou, no mês passado, sua primeira cirurgia por vídeo com alta tecnologia. O procedimento é minimamente invasivo e proporciona mais segurança aos pacientes, além de uma recuperação mais acelerada no pós-operatório.

“Devido à cirurgia ser bastante precisa e com cortes muito pequenos, acaba que a recuperação se torna mais rápida. Além disso, o paciente sente menos dor e tem menor sangramento. Com essa tecnologia, há um tempo bem reduzido na reabilitação”, explica Rodolpho Lemes, médico especialista em ortopedia e traumatologia que realizou o procedimento na unidade.

O primeiro paciente operado com a nova tecnologia no complexo hospitalar foi um homem adulto do sexo masculino, que sofreu um acidente e teve um trauma no ombro direito com rompimento de tendão. Ele sofria com dores e limitações em movimentos.

“Ele já tinha o diagnóstico da lesão e o exame de ressonância do ombro. Após a constatação de que havia uma lesão e indicação cirúrgica, solicitamos exames pré-operatórios e a marcação da cirurgia”, destaca o médico.

Sobre a cirurgia

O médico explica que na videocirurgia utiliza-se uma câmera e instrumentais mais finos que uma caneta dentro da articulação. Por meio do procedimento é possível fazer a raspagem do osso, localizar o tendão, remover inflamações e costurar as estruturas em suas formas originais.

“O procedimento é realizado com anestesia geral e dura, em média, de 1h30 até 2h. Outra vantagem é que o cirurgião vê todas as imagens bem aumentadas em alta resolução. Isso permite uma precisão bem maior durante a cirurgia”, complementa Lemes.

Diferencial

Segundo o médico, o procedimento realizado no HCN foi a primeira cirurgia artroscópica de ombro feita pelo SUS naquela região. “Certamente, tendo essa estrutura e tecnologia no hospital, além de profissionais que realizam esse procedimento, significa um grande diferencial oferecido à população da nossa região”, destaca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s