YouTuber brasileira completa quatro anos vivendo em Portugal

Mudar de ambiente, sair do seu país e abandonar a zona de conforto é um desafio que poucas pessoas tendem a enfrentar. Mas, foi exatamente isso que Cristina Maya, criadora da marca canal Vamu Ver! fez a alguns anos atrás.

De acordo com a comunicadora, a ideia de morar em Portugal veio de forma inesperada, mas foi uma decisão certeira. “Ao receber um conselho de uma amiga, comecei a pesquisar sobre o visto D7, que possibilita a permanência em Portugal para aposentados, pensionistas e pessoas de renda passiva, e notei que eu cumpria todos os requisitos. Após fazer uma primeira viagem exploratória em 2016, me encantei pelo país e me mudei assim que meu visto foi aprovado”, relata.

O processo de mudança não costuma ser simples, e segundo Cris Maya, a busca por uma casa no país europeu foi a tarefa mais complicada. “Houve percalços, principalmente relacionados à moradia. Afinal, enquanto eu estava no Brasil, os corretores de imóveis e locatários em Portugal raramente respondiam mensagens e e-mails, dificultando etapas que poderiam ser realizadas facilmente. Além da moradia, é preciso se antecipar na busca por um emprego no país para não ser surpreendido negativamente ao chegar em outro continente”, revela.

Se adaptar em um novo país pode ser desafiador, mas em Portugal essa tarefa é facilitada pelo fato do idioma. Para Cristina Maya, o clima e a temperatura são pontos que devem ser levados em consideração por brasileiros que querem morar em Portugal. “Ainda estou em processo de adaptação. Nasci no Rio de Janeiro, gosto do calor e Lisboa raramente oferece essas condições. Lugares como o Algarve podem trazer melhores possibilidades climáticas para quem prefere temperaturas mais elevadas”, pontua.

A apresentadora destaca que a segurança na Europa é tamanha se comparada a do Brasil, onde assaltos e outros delitos são frequentes. “Há alguns dias eu estava voltando de um jantar com minha amiga durante a madrugada e, em dado momento, tivemos que parar em um semáforo em uma avenida que estava completamente deserta. No Brasil, já estaríamos com deseperadas, mas em Portugal é muito improvável que algo assim aconteça”, exemplifica.

Encontrando sua vocação na comunicação, Cris Maya viu no YouTube a possibilidade de informar e auxiliar brasileiros que querem morar em Portugal. “Criei o Vamu Ver! em 2016 e amo o conteúdo que eu crio sobre viagens, esclarecimentos sobre documentos, além de falar sobre a vida e o cotidiano em um país da Europa. Estou extremamente feliz em Portugal e, se pudesse, faria tudo novamente”, finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s