Crer utiliza gameterapia na reabilitação de pacientes

Pacientes em tratamento ambulatorial no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) contam com uma gama de abordagens terapêuticas disponíveis para tratamento dos usuários da unidade do Governo de Goiás. Entre elas está a gameterapia, que utiliza jogos de realidade virtual no tratamento de reabilitação dos pacientes.

“Aliar o mundo lúdico do videogame com os benefícios da fisioterapia surte efeitos fantásticos para o paciente. Fortalecimento muscular, treino de equilíbrio, coordenação motora, treino de transferência e motivação estão entre os ganhos alcançados com a abordagem terapêutica. A realidade virtual promove um contexto lúdico para a terapia, potencializando os resultados”, explica a fisioterapeuta e responsável pela gameterapia no Crer Thaís Costa Soares Borges.

Realizada às quartas, quintas e sextas-feiras na instituição, a gameterapia no Crer atende, hoje, cerca de 20 pacientes. Com duração de 40 minutos por  atendimento, a terapia é indicada para crianças e adultos dos mais diversos perfis de desenvolvimento.  

Em tratamento no hospital há dois anos, após sofrer um acidente automobilístico, Leonardo Souza Maia faz gameterapia há dez meses. Para ele, a terapia é mais do que um atendimento em saúde. “Eu não conhecia essa terapia até começar a ser atendido nela, e achei sensacional. Acho muito divertido, além de ter melhorado muito minha coordenação motora.”

Para a pequena Anna Luiza Araújo Eraclito, em tratamento no Crer há três anos, após ser acometida por um AVC, o ganho emocional é o que ela mais destaca. “Eu gosto muito desse momento, porque ele não me lembra uma terapia convencional. Me tira um pouco do foco das minhas limitações”, explica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s