Aparecida continua com testagem em massa da população em 10 postos fixos

Com 482.400 testes realizados na cidade desde abril de 2020, quando adotou a estratégia de testagem em massa, a prefeitura de Aparecida, por meio da secretaria de Saúde, segue testando a população aparecidense para diagnóstico da covid-19. Atualmente a cidade conta com 10 postos fixos, sendo 3 drive-thrus e 7 Unidades Básicas de Saúde, para realização do teste RT-PCR a pacientes com sintomas ou contato com pessoa positivada. Os testes são feitos por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo encaminhamento médico.

A testagem em massa com RT-PCR, que é considerado por especialistas como o padrão ouro para diagnóstico da covid, é uma das principais estratégias da Prefeitura de Aparecida no enfrentamento à pandemia. Aparecida tem capacidade de fazer entre 2500 e 3000 testes RT-PCR por dia, considerando todos os postos de testagem.

“Com o avanço da pandemia em abril de 2020 e a pouca disponibilidade de testes pelo Laboratório Central, determinei à secretaria de Saúde que contratasse um laboratório da nossa cidade para oferecer esse serviço à população de Aparecida. Com esta contratação passamos de 15 testes por semana para mais de 300 e com o aumento da necessidade, aumentamos nossa oferta. Hoje realizamos cerca de 2,5 mil testes diários. Sendo uma estratégia essencial para que possamos conhecer a real situação da pandemia, monitorar os doentes e salvar vidas”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha.

Como fazer o teste

Em Aparecida, os testes RT-PCR são realizados em dez postos espalhados pela cidade, sendo 7 UBS’s e três drive-thrus. Em todos os locais, o exame é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo 0800-646-1590, bem como por encaminhamento médico.

O exame padrão ouro está disponível, de segunda a sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito somente em pacientes internados.

Os resultados do RT-PCR ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS. Ao todo, Aparecida já realizou 445.900 testes padrão ouro. (Foto: Enio Medeiros)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s