Alimentos antivirais não impedem a gripe, mas ajudam no combate, alerta especialista

Uma tosse aqui, um espirro ali e mais adiante uma dor de cabeça. Os sinais confundem a maioria das pessoas, já que não dá pra saber ao certo se é gripe, covid ou outra virose. Mas, independentemente do diagnóstico, algumas medidas de prevenção podem ser tomadas para atenuar os sintomas incômodos provenientes das doenças virais. Além do básico, que é lavar as mãos, usar máscara e manter o distanciamento, a alimentação pode ser uma grande aliada, especialmente nos casos de influenza. 

Especialistas concordam que os alimentos, de forma isolada, não atuam como medicamentos que combatem os vírus. Por outro lado, eles explicam que uma dieta balanceada tornará o organismo mais resistente às doenças. “O processo mais eficaz é fortalecer as defesas do corpo, aumentando a imunidade por meio de uma rotina alimentar certeira. Isso não quer dizer que a pessoa nunca vai contrair uma gripe, mas com certeza ela sofrerá menos com os sintomas”, afirma a nutricionista Nany Sado. 

Os goianos, que estão sentindo na pele o surto de influenza – vírus que não circulava no território aqui do estado desde abril de 2020, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) -, podem encontrar facilmente em supermercados ou feiras os tipos de alimentos conhecidos como antivirais. A nutricionista explica que frutas cítricas, alho, fontes de fibras, como a aveia, proteínas e folhas verdes podem ser incluídos em uma rotina alimentar durante todo o ano. “Esses alimentos contêm nutrientes específicos que fortalecem a imunidade e ajudam o organismo a combater a doença. Aqui é fácil encontrar todos eles.”

Mas é preciso constância. Consumir determinadas substâncias uma vez ou outra não trará o efeito antiviral esperado. Além disso, outros hábitos precisam ser adotados quando o objetivo é ter uma imunidade mais resistente aos vírus. “Ter o organismo fortalecido demanda tempo e dedicação. É preciso ser constante na rotina alimentar e na prática de outras ações. Dormir bem, beber água, reduzir o consumo de industrializados, se expor ao sol de forma segura e praticar exercícios físicos são alguns exemplos”, finaliza a nutricionista.  

Veja alguns exemplos de alimentos antivirais 

Ricos em Vitamina C 

Limão, laranja, kiwi e acerola são exemplos de frutas que contêm quantidade significativa de Vitamina C. Essa substância é uma das principais fontes de fortalecimento do sistema imunológico, além de possuir ação antioxidante. 

Fonte de fibras

Cereais como aveia, centeio e trigo integral são exemplos de alimentos que contribuem para o funcionamento do intestino, fator que favorece a melhora da imunidade. 

Alimentos aquecidos

Sopas, caldos e chás quentes podem ser aliados na melhora dos sintomas gripais. Além de oferecerem variados tipos de vitaminas, dependendo do tipo de preparo, os alimentos quentes ajudam a desobstruir as vias respiratórias porque a temperatura acaba contribuindo para que as secreções sejam menos viscosas.

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