Isolado em Goiás, senador Luiz do Carmo se agarra ao bolsonarismo

Henrique Gessil

Sem espaço em Goiás para seu projeto político, a reeleição, o senador Luiz do Carmo (MDB) aposta todas as fichas em Jair Bolsonaro (PL). Foi em seu gabinete que um grupo de evangélicos, que incluiu a primeira-dama Michele Bolsonaro, aguardou a votação que aprovou a indicação de André Mendonça, “terrivelmente evangélico”, como prometeu Bolsonaro, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em Goiânia, no mês passado, Luiz do Carmo encheu a cidade com outdoors de gosto questionável, elogiando o “patriotismo” de Bolsonaro, por ocasião do feriado de proclamação da República.

Não está mesmo fácil a vida do senador bolsonarista. Seu partido, o MDB, não poderá reivindicar a vaga do Senado na composição que fez com o governador Ronaldo Caiado (DEM), pois já terá Daniel Vilela (MDB) como vice. A vaga, na chapa governista, inclusive, é disputada por vários partidos da base. Tanto, que Luiz do Carmo já anunciou sua saída do MDB.

Mas, para onde ir? A única candidatura capaz de enfrentar e vencer Caiado é a do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), que deixou o MDB pelo mesmo motivo. Mas, lá, a vaga ao Senado está mais próxima do deputado federal Jonas Campos, presidente estadual do Republicanos, partido do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Há outra questão: Gustavo seguirá com Bolsonaro? O PSB goiano, que deverá caminhar com o favorito Lula (PT), já vetou essa possibilidade em caso de apoio a Mendanha. As opções, portanto, são restritas, já que as possibilidade de eleição majoritária fora desses dois campos são remotas.

Luiz do Carmo parece não ter se dado conta também – e isso é o mais inacreditável – da enorme e sempre crescente rejeição a Bolsonaro. Hoje, o presidente pode ser ultrapassado até mesmo por seu ex-ministro Sergio Moro e ficar fora do segundo turno.

Apostar todas as fichas em um combalido Bolsonaro, portanto, pode ser o abraço dos afogados de Luiz do Carmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s