Veja 3 dicas para impulsionar o seu negócio por meio das permutas multilaterais

Em momentos de crise, nos quais muitos empreendedores lutam para não fechar as portas, fica difícil encontrar em um caixa vazio os meios para realizar investimentos fundamentais para a sobrevivência e o crescimento da empresa. Nesta situação, a melhor saída pode ser recorrer à permuta. Para muito além de movimentar o negócio em um cenário de escassez, esta modalidade pode ser utilizada como forma de networking e escoamento de estoques. Criado em 2012 e com 1.628 associados, o Clube de Permuta vem ganhando destaque no mundo digital ao ajudar empresas dos mais diferentes setores a fazer negócio por meio de trocas, sem envolver quaisquer valores financeiros.

Para o empresário Leonardo Bortoletto, fundador da marca, o que atrai os associados a fazerem este tipo de transação é a possibilidade de utilizar a capacidade total de seus negócios. Na prática, ambos os lados conseguem fazer trocas com benefícios mútuos, afinal as soluções presentes na plataforma aumentam as receitas de seus participantes sem alterar suas despesas.

“As permutas multilaterais se tornaram uma saída para que o empresário evite baixar as portas. Com as transações desenvolvidas por meio das permutas multilaterais, ele consegue manter o seu empreendimento ativo e gerar renda sem que tenha que mexer em sua receita”, destaca Bortoletto. Confira as dicas do especialista para quem deseja começar a trabalhar com permutas multilaterais.

1 – Procure uma empresa especializada

O segmento de permutas multilaterais tem suas peculiaridades. Uma das grandes dificuldades está na diferença de valor entre os produtos e serviços das empresas, o que pode tornar a troca impossível de ser realizada. “Não adianta eu querer trocar um serviço de assessoria financeira por um apartamento”, exemplifica Leonardo.

Nessas horas, a melhor opção é buscar uma plataforma intermediadora que viabilize a permuta. “O Clube de Permuta dá todo o auxílio necessário nesta troca de serviços, além de proporcionar uma maior liberdade para seus associados. A plataforma não limita os objetivos de seus clientes e procura disponibilizar um ambiente multilateral e saudável para todos”, afirma Leonardo.

O Clube de Permuta, empresa especializada no assunto, conta com 23 franqueados pelo Brasil e 1628 associados. A rede já transacionou mais de R$ 250 milhões de reais.

2 – Tenha controle da equação oferta e demanda

Sua oferta de produtos e serviços ultrapassa a quantidade de demanda? Esta equação pode ser uma das mais importantes para resolver se vale ou não a pena entrar no ramo de permutas. “Uma das vantagens de se associar ao Clube de Permuta é o escoamento de estoque nos casos em que a demanda é menor do que a oferta”, diz o especialista.

Para transformar o estoque em lucro, muitas empresas recorrem à permuta, trocando aquilo que “sobra” por produtos ou serviços necessários em outros setores. Portanto, como um segundo passo para entrar neste mundo, catalogue sua oferta, sua demanda e pense em como fazer do seu estoque uma moeda de troca.

3 – Faça networking e conheça outros negócios

A permuta, como toda negociação, envolve duas ou mais partes. Por isso, um dos passos mais importantes para entrar neste mercado é conhecer seus parceiros e entender suas necessidades. “O mundo das permutas multilaterais também envolve muito networking. Com o Clube, temos a possibilidade de construir uma rede de parceiros de maneira online e presencial. Cabe ao cliente a tarefa de conhecer as empresas com as quais pode formar negócios”, ressalta Bortoletto.

Além disso, o especialista mostra como é importante estudar suas próprias demandas. “Se eu compreendo que meu negócio precisa, constantemente, dos serviços de mecânico, eu posso procurá-los por meio de uma permuta, não precisando pagar em dinheiro vivo por isto”, pontua o empresário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s