Buscando conhecer tendências de várias partes do mundo para o uso da tecnologia na gestão pública e adotar em Aparecida práticas inspiradas em modelos já bem-sucedidos, o prefeito Gustavo Mendanha se encontrou nesta terça-feira (16) com a prefeita de Barcelona, Ada Colau Balla, numa recepção feita à comitiva da Frente Nacional de Prefeitos no Smart Cities World Congress, da qual o gestor participa como membro da diretoria da FNP.
Considerado o maior evento de tecnologia do mundo para cidades inteligentes, o congresso organizou o encontro com a prefeita Ada para viabilizar a troca de experiências de gestão e o compartilhamento deste conhecimento com os prefeitos representados pela delegação.
“Nosso debate sobre o futuro das cidades é o debate, também, do futuro do planeta”, afirmou Ada Colau aos prefeitos e vice-prefeitos da missão da FNP. Discursando em inglês, a prefeita de Barcelona ainda declarou que “quando definimos as prioridades das cidades, apontamos um norte para as futuras gerações”.
Nesta quarta-feira (17), a comitiva da FNP foi recebida pelo presidente do congresso Smart City, Ramón Roca, e pelo diretor Ugo Valenti.
Ainda na agenda de ontem, os prefeitos e vice-prefeitos se encontraram com Carlos Menendez e Miguel Gamino Jr, presidente de Parcerias Empresariais e vice-presidente, respectivamente, do Global Cities e City Possible. A iniciativa propõe um novo modelo de inovação urbana onde uma rede global de cidades, empresas, acadêmicos e comunidades trabalham em conjunto para tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis.
“Esse intercâmbio com outras smart cities tem mostrado que estamos no caminho certo, adotando em Aparecida boas práticas de gestão com ações que universalizam o acesso aos serviços públicos e tornam a administração pública mais eficiente e menos onerosa. Em breve, tenho certeza que os aparecidenses serão favorecidos com os benefícios gerados por muitas das inovações vistas aqui no congresso”, avalia Gustavo Mendanha.