A história de Garoto, violonista e referência do chorinho, é contada em novo documentário

A trajetória de Anibal Augusto Sardinha, fenômeno do violão — embora dominasse vários instrumentos de corda — conhecido como Garoto, é contada no documentário inédito “Garoto – Vivo Sonhando”, que estreia com exclusividade no Curta!, depois de passar por festivais. A narrativa do filme se desenvolve através de depoimentos de grandes músicos — incluindo especialistas em chorinho, gênero no qual Garoto se celebrizou — e de um rico material de arquivo com entrevistas, fotos, vídeos e a leitura de um diário deixado pelo artista, falecido em 1955.

Entre os depoentes, contam-se músicos virtuosos que são profundos admiradores da obra de Garoto, como Paulinho da Viola, Paulo Tapajós, Carlos Lyra, João Donato, Yamandu Costa e Zé Menezes — em entrevista concedida pouco antes de sua morte, em 2014 —, que falam ao diretor Rafael Veríssimo.

O filme também resgata falas antigas de artistas que não estão mais entre nós, como Luiz Gonzaga, Vinícius de Moraes e Baden Powell, além dos depoimentos afetivos da primeira e da segunda companheiras de Garoto: Dugenir de Castro e Ioacy Rosa, respectivamente. Um dos destaques é a voz de João Gilberto, em entrevista gravada pouco antes de sua morte (em 2019), que conta de seu deslumbramento diante de Garoto: “Você conhece o Messi? Aquele jogador da Argentina? O Garoto é assim como o Messi”. O momento é ilustrado com imagens dos anos 1950.

A produção comprova o sucesso e a relevância internacional de Garoto, que tocou com artistas como a cantora Carmen Miranda e o arranjador Radamés Gnattali. Conta sobre suas viagens aos Estados Unidos, onde chegou a tocar na Broadway e na Casa Branca, para o presidente Franklin Roosevelt; e desenvolve os principais momentos de sua meteórica trajetória até seu falecimento precoce, aos 39 anos.

“Garoto – Vivo Sonhando” é uma produção da Lente Viva Filmes e da TC Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 15 de novembro, às 22h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s