Gaepe-GO recomenda aos municípios instalação de Medidor Educação Conectada

O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO) emitiu a Nota de Recomendação estimulando municípios, instituições de ensino, conselhos de educação além dos poderes legislativos municipais a instalarem o Medidor Educação Conectada em computadores das escolas que sejam utilizados em atividades pedagógicas por professores ou alunos.  O medidor, disponibilizado em formato de firmware e software, foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (Nic.br), entidade sem fins lucrativos, vinculada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A ferramenta permite à escola, a qualquer momento, medir a qualidade da conexão, visualizando os resultados e o histórico das medições anteriores. Assim, é possível acompanhar o desempenho da banda larga daquela unidade escolar por um período determinado, facilitando que cidadãos exerçam o controle social.

A nota, orienta municípios a se esforçarem para garantir a instalação da ferramenta em um computador em cada instituição de ensino das redes municipais. É também recomendada a disponibilização de suporte técnico de tecnologia da informação.

Às instituições de ensino, solicita-se a instalação do medidor em um computador ligado à rede de internet utilizada pelos alunos. E ainda, em caso de dúvidas e dificuldades na instalação, que encaminhem tais informações ao Gaepe por meio de um formulário, com link no documento. O Gaepe recomenda ainda aos conselhos de educação e aos legislativos municipais que acompanhem o processo de instalação e verifiquem os indicadores disponibilizados no Mapa da Conectividade na Educação. 

A procuradora-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE-GO, Maísa de Castro, explica a importância da iniciativa. “Quem trabalha com a fiscalização e com a pesquisa relacionadas à educação no Brasil sabe o quão difícil é obter dados e informações confiáveis sobre o tema. É no sentido de sanar uma parte desse problema que caminha a iniciativa do Medidor Educação Conectada. Obter dados coletados diretamente na fonte sobre a qualidade da conexão de internet nas nossas escolas vai auxiliar a sociedade a fazer os investimentos corretos e com maior eficiência. O projeto em si é maior do que isso, almejamos por um diagnóstico mais completo com o Mapa da Educação. Esta primeira recomendação do GAEPE é apenas o pontapé inicial e já deve trazer grande benefício.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s