Marcelo Freixo e Randolfe Rodrigues vencem votação popular do Prêmio Congresso em Foco

Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco foram anunciados nesta quinta (21) à noite em evento híbrido – físico e online – realizado em Brasília, com transmissão pelas redes sociais. Na cerimônia foram premiados os parlamentares escolhidos por votação popular, com a participação de quase 2 milhões de votos pela internet, pelo voto de jornalistas e de um júri especializado. O prêmio traz um radar sobre a popularidade da atuação dos legisladores e, neste ano, pode apontar cenários para as eleições em 2022.

A categoria “Melhores no Senado” por escolha popular obteve o total de 403.634 votos e foi vencida por Randolfe Rodrigues (Rede/AP), seguido por Humberto Costa (PT/PE) e Fabiano Contarato (Rede/ES). Já os jornalistas e o júri especializado escolheram Simone Tebet (MS/MDB) como a que teve a melhor atuação no Senado Federal.

Marcelo Freixo (PSB/RJ) foi eleito em primeiro lugar na categoria “Melhores na Câmara”, que contou com 663.760 votos. Alessandro Molon (PSB/RJ) ficou em segundo lugar e Luiza Erundina (PSOL/SP), em terceiro. Molon também foi o deputado mais votado pelos jornalistas e o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), o melhor, segundo o júri especializado.

Nas categorias especiais, a novidade do ano “Mulheres na Política” homenageou as parlamentares que mais se destacaram na defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou que contribuíram para o aumento da representatividade política feminina. Luíza Erundina (PSOL-SP) venceu por voto popular, seguida por Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e Simone Tebet (MDB/MS). Já Joenia Wapichana (Rede-RR) foi a melhor na opinião do júri especializado e dos jornalistas.

A internet entregou o prêmio de melhor parlamentar na categoria “Clima e Sustentabilidade” também para Alessandro Molon, seguido por Randolfe Rodrigues e Marcelo Freixo. Já os jornalistas e júri especializado elegeram Rodrigo Agostinho (PSB-SP) como o que melhor desempenhou a defesa do meio ambiente no Congresso Nacional.

Os parlamentares com melhor desempenho em defesa da educação e votação popular foram Alessandro Molon, em primeiro lugar, seguido por Marcelo Freixo e Luiza Erundina. Ao todo, a categoria recebeu 298.611 votos. Para os jurados, o melhor foi o Professor Israel Batista (PV-DF).

A cada ano, o Prêmio é aprimorado para cumprir os seus objetivos: estimular os cidadãos a monitorar o desempenho dos parlamentares e valorizar o parlamento como instituição essencial à democracia. “Queremos um Congresso (Nacional) melhor, mas não será fazendo apenas críticas ou somente mostrando os muitos problemas que lá existem que vamos transformá-lo. Identificar os bons parlamentares é caminho obrigatório, em nosso entendimento, para ter congressistas que correspondam às expectativas da população”, disse Sylvio Costa, fundador do site Congresso em Foco. Ele destacou que valorizar a boa política é dar um passo essencial para consolidar e aprimorar a democracia e que, por isso, o site de jornalismo independente realiza o Prêmio Congresso Em Foco.

Veja todos os vencedores no site do Congresso em Foco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s