As atenções estarão voltadas nesta quinta-feira (21) para a premiação que avalia o desempenho de deputados federais e senadores e valoriza aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representa. O prêmio Congresso em Foco é a mais tradicional premiação política do país e recebeu, neste ano, cerca de dois milhões de votos. O resultado final será divulgado em cerimônia on-line, às 20h, nas redes sociais.
Devido à segurança necessária neste período de pandemia, o evento acontecerá de forma híbrida, com a presença de alguns parlamentares no auditório e outros, de forma virtual. Após o anúncio dos vencedores, o evento contará com a apresentação do cantor Julio Secchin.
Serão homenageados os congressistas mais bem avaliados nas seguintes categorias: Melhores na Câmara, Melhores no Senado, Mulheres na Política (categoria inédita), além das categorias especiais Clima e Sustentabilidade, patrocinada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação.
A última parcial das votações, publicada em 23 de setembro com 1.360.904 votos validados, mostrava o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) liderando a disputa nas categorias de Melhores no Senado e Melhores na Câmara, respectivamente. Já o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) estava na dianteira nas categorias Clima e Sustentabilidade e Defesa da Educação e a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), à frente da nova categoria Mulheres na Política.
Além dos 1.965.544 votos recebidos até 30 de setembro, os melhores parlamentares foram escolhidos por jurados especializados e jornalistas que cobrem a política nacional. O pleito passa por um rígido sistema de auditagem por meio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco busca estimular a cidadania e fortalecer a democracia.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado