Pesquisa aponta que 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos três anos

Em 2020, o número de brasileiros que queriam se tornar empreendedores atingiu a marca de 50 milhões, com um aumento de 75%. Esse resultado foi divulgado no estudo publicado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

“Segundo a pesquisa, o atual cenário pandêmico do país e a consequente alta da taxa de desemprego provocaram a busca pelo empreendedorismo na sociedade brasileira, como uma forma de obter alguma fonte de renda, mesmo que a Covid-19 tenha derrubado consideravelmente o índice de investimentos próprios no último ano”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – Accountech de contabilidade.

Outro dado publicado no relatório aponta que a formalização entre os empreendedores do Brasil cresceu 69% entre 2019 e 2020. O total de indivíduos com CNPJ entrevistados passou de 26% para 44%, sendo o maior crescimento dos últimos quatro anos. Em 2018, apenas 23% eram formalizados e, em 2017, 15%.

“Vale ressaltar os principais motivos à formalização/legalização gera para os negócios: acesso a benefícios (56%), emissão de nota fiscal exigida por parte dos clientes (53%) e contribuição para a Previdência Social (30%)”, destaca o economista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s