Selic nas nuvens puxa inflação e desemprego

Em setembro, o Banco Central (BC) subiu a taxa básica de juros da economia (Selic) em um ponto percentual, de 5,25% para 6,25% ao ano, o maior patamar desde julho de 2019. Mas ela pode aumentar ainda mais. Pesquisa feita pelo BC, com mais de cem instituições financeiras e analistas do mercado, projeta que a Selic deve fechar 2021 a 8,25%.

O advogado, mestre em direito e economista Alessandro Azzoni lembra que a Selic é a referência do mercado para a taxa mínima de juros e que, somada ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), vai impactar negativamente toda a cadeia de consumo. “Essa taxa será aplicada no empréstimo, no capital de giro ou numa conta garantida, e como o custo do dinheiro é custo de produção, ele é repassado para os produtos gerando um impacto negativo para a indústria, comércio e consumidor”. Azzoni lembra ainda que o consumidor que tem dívidas terá o saldo devedor corrigido na proporção do aumento da taxa Selic ou na taxa dos juros contratados.

Para o advogado, aumentar a taxa de juros no momento em que a economia precisa ser aquecida é um contrassenso. “A política de aumentar a taxa de juros para conter a inflação funciona quando as pessoas estão com dinheiro na mão e buscam o consumo. Se a taxa de juros aumenta e se torna atraente, esse dinheiro sai do mercado, restringe o consumo e diminui a produção, gerando desemprego”.

Azzoni vê com muita preocupação o avanço da Selic. Para ele, isso projeta uma inflação maior e, com isso, a diminuição do poder de compra, do valor do dinheiro e preços mais altos, aumentando ainda mais o desemprego. “Fico muito receoso. O desemprego ultrapassou 15,1% em setembro e isso é realmente muito preocupante. Precisamos de investimentos na indústria e no comércio para que haja reflexo positivo na geração de empregos. Aí sim o crescimento da economia será sustentável”, conclui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s