Festival de Teatro Virtual inicia agenda do Centro-Oeste

O Festival de Teatro Virtual inicia a última etapa de sua programação, com espetáculos premiados da região Centro-Oeste do país. Cinco obras de grupos do Distrito Federal serão publicadas no canal da Funarte no YouTube, às quintas e sextas, a partir das 18h30. Nesta semana, serão exibidos Bodas de Sangue e À Espera de Godot. Os vídeos ficam disponíveis para acesso posterior, em: bit.ly/FestivaldeTeatroVirtual.

Nesta quinta-feira (14), às 18h30, o festival apresenta Bodas de Sangue, da Estupenda Trupe, indicado a maiores de 14 anos. A obra é uma livre adaptação da peça teatral homônima, do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936). As filmagens foram realizadas no Teatro Plínio Marcos, na Funarte Brasília.

Colocando a figura feminina como ponto central da narrativa, o espetáculo busca dialogar sobre laços familiares e o papel social da mulher, o casamento e a sociedade. A Estupenda Trupe é um coletivo formado em 2005 por artistas e arte-educadores, a maioria mulheres. O grupo desenvolve projetos visando democratizar a arte, com espetáculos, filmes, oficinas e projetos culturais, priorizando a população de baixa renda.

Na sexta-feira (15), no mesmo horário, será a vez de À Espera de Godot, do Teatro do Instante, para maiores de 12 anos. Com direção de William Pereira, a montagem é uma adaptação do texto escrito pelo dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989). A filmagem incluiu gravações no palco e nas dependências da Funarte Brasília.

Na adaptação de Diego Borges, William Ferreira, Rachel Mendes e Roberto de Martin, dois personagens entregues à própria sorte dialogam à espera de um ser misterioso que nunca aparece. Tendo a “espera” como estrutura aglutinadora da dramaturgia, a obra desafia o espectador a lidar com a inércia das ações e com as reflexões existenciais que ela gera.

O Festival de Teatro Virtual tem 25 apresentações teatrais, de grupos e companhias das cinco regiões do País, voltadas ao público adulto e infantil. Um novo projeto é divulgado todas as quintas e sextas, até o final de outubro, a partir das 18h30.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s