Ação desperta importância do autocuidado e da prevenção contra câncer de mama

Na terça-feira (05) a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Secretaria Executiva da Mulher, deu início à programação de ações da campanha Outubro Rosa Contra o Câncer de mama e Cólon de Útero em Aparecida de Goiânia. Com o tema “Já cuidou de você hoje? ”, a secretaria montou um stand rosa, no Buriti Shopping, para arrecadação de lenços que serão doados à Casa de Apoio São Luiz, que apoia portadores de câncer.

A funcionária pública Elizete Amaral passeava pelo shopping e recebeu orientações no stand. Ela diz que é importante para despertar nas mulheres o instinto de cuidado. “É uma ação muito bonita para conscientizar as mulheres, sobre a importância de prevenir contra o câncer de mama. As vezes na hora do banho (a mulher) pode fazer o toque, pra ver se tem alguma coisa de diferente, porque as vezes a mulher passa despercebida, então essa ação é muito importante”, comenta.

“Despertar o autocuidado”, é o que destaca a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha. “Nós da Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, temos o papel de despertar na mulher o sentimento de que ela precisa dar essa atenção a si mesma e cuidar da sua saúde”, explica.

“Nós vamos até as mulheres com uma mensagem sobre o autocuidado, o autoexame, e também sobre a importância de manter uma rotina de cuidados, o que também eleva a sua autoestima”, completa.

Para Lili Cristina, as campanhas de conscientização do outubro Rosa, incentivam as mulheres a darem mais valor a si mesmas. “Creio que é um momento em que nós mulheres estaremos umas com as outras. É um momento em que a gente está uma do lado da outra incentivando esse cuidado, com palavras de incentivo como: ‘você vai conseguir! ’ e ‘Você pode conseguir’ ”, conta.

A secretária executiva da mulher, Tia Denir, avalia que as ações realizadas pela Semas em alusão aos cuidados e prevenção contra o câncer de mama, durante todos os anos, têm surtido efeitos positivos.

“A primeira caminhada Eu Vou de Rosa mostrou o quanto Aparecida se preocupa com a conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Nós temos um sistema de saúde no município que dá todo o apoio e suporte para que a mulher se cuide em todas unidades de saúde”, explica.

“Por meio das rodas de conversa percebemos que muitas mulheres têm medo de iniciarem o tratamento e também não possuem nem sequer informações sobre como dar o primeiro passo para o tratamento. Então a gente dá essa direção que elas precisam, porque muitas vezes ela não sabe como seguir”, finaliza a gestora.

Programação

  • Até dia 8 de outubro – arrecadação de lenços no Buriti Shopping – localizado na Avenida Rio Verde, na Vila São Tomaz – das 10h às 22h.
  • 18 de outubro – na Maternidade Marlene Teixeira será realizada uma palestra a partir das 9h
  • 19 de outubro – às 17h, no Parque da Família, será realizado o “Movimento Rosa”, que é uma caminhada promovida em parceria com a Academia Via Fit.

Além disso, foram preparados ainda, dois momentos de rodas de conversas que serão realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) Parque Flamboyant, Vila Souza, Cidade Vera Cruz II, Garavelo, Serra Dourada, Jardim Tiradentes e Nova Cidade.

Para finalizar as ações, a Semas realiza no dia 27, o “Dia da Beleza na Casa de Apoio São Luiz”, em parceria com o Instituto Ana Hickman. O momento será voltado para entrega dos lenços arrecadados durante a campanha, à associação assistencial que apoia portadores de câncer.

Foto: Jhonney Macena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s