Folha de pagamento do estado é de R$ 1,1 bi; Educação tem 46% dos servidores

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) lançou um novo boletim eletrônico, desta vez para demonstrar a composição da folha de pagamento do Poder Executivo em Goiás. A publicação traz informações sobre a força de trabalho estadual, a quantidade de servidores ativos, inativos e pensionistas, bem como a evolução do quadro ao longo dos anos e seu respectivo custo (clique AQUI para ver).

A primeira edição mostra que o Poder Executivo mantinha, em junho do corrente ano, 155.879 vínculos, entre servidores ativos, inativos e pensionistas, gerando uma despesa cujo valor bruto mensal é de R$ 1.144.450.365,66. O boletim mostra uma queda de 6.101 servidores ativos entre janeiro de 2020 e junho deste ano, enquanto entre inativos e pensionistas houve elevação de 875 e 413, respectivamente.

Também é destacada a força de trabalho do Estado, composta pelo somatório de todos os servidores ativos, distribuídos em quatro categorias. 69% são Efetivos, 21% Temporários e 10% Empregados Públicos e Comissionados. Além desses servidores, um contingente de colaboradores é contratado por meio de terceirização de serviços, os quais, por não possuírem vínculo com o Estado, não fazem parte da folha de pagamento de pessoal.

AS MAIORES

A folha de pagamento de pessoal da Goiás Previdência é a de maior porte em quantidade de beneficiários e em custo, em razão de concentrar os inativos e pensionistas do Poder Executivo. Considerando o porte da força de trabalho, isto é, apenas servidores ativos, a unidade administrativa com o maior número de colaboradores e de maior materialidade financeira de folha é a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que concentra 46% de toda a força de trabalho do Executivo, seguida da Polícia Militar, com 14%. Secretaria de Saúde é a terceira maior em número de servidores, representando 8% do quadro de ativos.

Boletim Estratégico da Composição do Quadro de Pessoal do Estado De Goiás – Poder Executivo será trimestral, fornecendo um histórico de dados desde o ano de 2020. O documento é produzido pelo Serviço de Informações Estratégicas do TCE-GO, utilizando como fonte de dados o Sistema de Folha de Pagamento do Poder Executivo (RH NET).

Informações sobre o quadro de pessoal dos demais Poderes e dos Órgãos Autônomos podem ser acessadas no painel dinâmico do Observatório do Cidadão, no Portal do TCE-GO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s