Motoristas de Aparecida de Goiânia e Rio Verde serão notificados e poderão pagar multas uma hora após a infração

As prefeituras de Aparecida de Goiânia e de Rio Verde do estado do Goiás automatizaram seus processos de gestão de trânsito e cobrança de infrações e, agora, são os primeiros municípios a oferecer a seus motoristas a praticidade de receber e pagar multas pelo celular, com até 40% de desconto. O Radar e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvidos pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal, em parceria com o Denatran, passaram a ser utilizados pelas prefeituras e permitem desde a migração do registro da infração em talonário até o pagamento da multa em ambiente eletrônico. 

O Radar realiza, de ponta a ponta, a gestão das infrações de trânsito, possibilitando que, em apenas uma hora, a infração, assim que cometida, seja informada ao condutor e receba baixa após o pagamento. O SNE facilita a comunicação das infrações pelos órgãos autuadores, permitindo ao motorista receber a atuação e pagar a multa diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

“O órgão autuador passa a ter acesso a um sistema moderno, contemplando as transações e rotinas necessárias para a gestão das infrações de trânsito. O cidadão tem a vantagem de o Radar, aliado com o Sistema de Notificação Eletrônica, ofertar até 40% de desconto nas infrações. Além de permitir uma notificação com maior velocidade e contribuir, de fato, para o caráter educativo da infração, uma vez que o infrator vai saber que cometeu a infração logo na sequência do cometimento da mesma”, explica o gerente do Departamento de Negócio para Governo Estadual e Municipal do Serpro, Anderson Germano.

Como se cadastrar

Para ter acesso aos benefícios, basta baixar a Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne todos os documentos obrigatórios de trânsito (CNH e CRLV) de forma digital no celular, fazer o login com a conta do gov.br e cadastrar as informações pessoais do motorista e do veículo. 

O desconto é possível graças ao processo realizado de forma eletrônica, eliminando a necessidade de impressão gráfica e zerando o custo para o envio das notificações de infração e multas pelos correios, sendo possível o repasse do valor ao motorista. A geração do boleto de pagamento é feita pelo próprio aplicativo e o desconto só é aplicado se o motorista pagar antes do vencimento e abrir mão de eventuais recursos para não pagar a multa.

Como pagar a multa com desconto

Depois de baixar o aplicativo CDT no celular e realizar o login no gov.br, é possível pagar a multa com desconto. Lembrando que multas cometidas depois de fazer o cadastro no aplicativo não podem ser pagas com desconto. Basta ir à tela inicial do aplicativo, clicar em infrações, selecionar “por veículo” ou “o infrator” e, então, clicar na infração que deseja pagar. 

Caso não tenha o cadastro, só seguir os passos que irão aparecer e preencher os dados. Estando todos os dados corretos, aparecerá uma mensagem mostrando a aprovação do cadastro. Em seguida, o usuário será redirecionado para a tela de multas pendentes e, aí, basta clicar na infração desejada e depois em “emissão do boleto” para emitir a guia de pagamento com desconto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s