Vereadora propõe dia de combate à violência política contra mulheres

A vereadora Aava Santiago (PSDB) apresentou nesta terça (10) projeto de lei que institui 14 de março como o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero. A proposta faz referência à data em que a parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi morta a tiros na região central da cidade, em 2018. O caso nunca foi esclarecido pela polícia.

“Todas as pessoas deveriam ter direito de se expressar politicamente, de manifestar suas ideias e de lutar por seus direitos, independente de gênero. Ainda assim, mulheres são minoria nos partidos políticos e nas cadeiras dos parlamentos, recebem menos financiamento de campanha e quando conseguem chegar a ocupar espaços de poder, apesar de tudo isso, são constantemente atacadas na vida e no exercício da atuação política. É para corrigir essa distorção na democracia que lutamos”, argumenta Aava.

A proposta prevê a inclusão no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia do Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e a realização e o incentivo, por parte do poder público, de ações, palestras e seminários em escolas e outros espaços municipais sobre Marielle Franco e a importância da luta contra a violência política em Goiânia.

De acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA), a violência política é caracterizada como ação, conduta ou omissão realizada de forma direta ou por meio de terceiros, podendo se concretizar através de agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais, virtuais, institucionais, entre outras, podendo ser cometidas contra mulheres filiadas a partidos políticos, ativistas de causas sociais, candidatas, eleitas, nomeadas ou na atividade da função pública.

Foto: Gustavo Mendes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s