Viaduto da Leste-Oeste entra na fase final

Uma obra desejada há anos pela comunidade e pelos comerciantes da Região da 44, o segundo maior polo de moda do Brasil, está próxima da conclusão e com data de entrega marcada pela Prefeitura de Goiânia. O viaduto da Avenida Leste-Oeste sobre a Marginal Botafogo, que liga as ruas 227, no Setor Nova Vila, e 67-A, no Setor Norte Ferroviário, será entregue a população no dia 28 de setembro de 2021.

A obra inclusive já tem nome, é Viaduto Regina Pimenta Peixoto Moura, uma homenagem a uma das pioneiras da Região da 44, que faleceu vítima de câncer e era conhecida por suas obras sociais. A estrutura em concreto armado tem 61 metros de extensão, 26 metros de largura e três pistas em cada sentido de 3,30m, com guarda corpo e duas faixas de segurança (calçada) de 2 metros de largura.

Já a via de acesso da Avenida Contorno para a Marginal Botafogo, terá 190 metros de extensão com 7 metros de largura e do outro lado da via, da Marginal Botafogo para a Avenida Contorno serão 160 metros de comprimento por 8 metros de largura. Já na parte do Setor Nova Vila, será uma via de acesso da Rua 227 para a Marginal Botafogo em uma via com extensão de 120 metros e 6 metros de largura. Todas as três vias terão duas faixas para veículos, além de calçadas que variam de 1,5m a 3m de largura.

Com a liberação dessa etapa, no tramo Leste, os motoristas poderão transitar livremente da Rua 200, no Setor Leste Vila Nova, até a Rua 74, atrás da Câmara Municipal de Goiânia, no Setor Norte Ferroviário. “Essa obra soluciona um grande problema de trânsito intenso na região, que é uma das mais movimentadas da nossa capital e destrava mais alguns pontos desse grandioso projeto que liga Senador Canedo a Trindade”, explica o secretário Fausto Sarmento.

Vale esclarecer que entre a interseção da Rua 44 e a Avenida Contorno, foi projetada a adequação da Rua 67A para mantê-la segregada da pista Oeste e assim ter uma função de acesso local aos estabelecimentos comerciais, sem prejudicar os frequentadores da área.

Corredor Leste-Oeste

Ao ser implantada, a Avenida Leste-Oeste permitirá uma ligação contínua entre os municípios de Trindade-Goiânia-Senador Canedo, numa extensão total de 46,1 quilômetros, sendo 10,2 km relativos à rodovia GO-403, a qual já se encontra duplicada e 6 km no município de Trindade, totalizando no município de Goiânia 29,9 km.

A Avenida Leste-Oeste pode ser dividida em dois tramos: o primeiro se refere ao Tramo Oeste, que se localiza entre a Praça do Trabalhador, na área central de Goiânia, e o perímetro urbano de Trindade, e o seguinte, referente ao Tramo Leste, entre a Praça do Trabalhador e o perímetro urbano de Senador Canedo.

Atualmente, os trechos entre a Praça do Trabalhador / Conjunto Vera Cruz, no tramo Oeste, estão prontos. Já o Tramo Leste, tem 8,1 km de extensão, inicia na interseção com a Rua 74, passando pelo estacionamento da Câmara Municipal, cujo projeto está sendo executado desde o final de julho, e cruzando com o Corredor de Ônibus BRT Norte-Sul, na Avenida Goiás Norte.

A partir deste ponto a via segue na parte baixa da Praça do Trabalhador. Seguindo as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a pista projetada coincidirá com a pista implantada para não interferir com a visibilidade da Estação Ferroviária, que é tombada pelo patrimônio histórico. A concepção geral do projeto prevê duas vias com 10 metros de largura cada, separadas por um canteiro central e passeios laterais de larguras variáveis.

Outra parte que também já está concluída é da Rua 402 até a Avenida Manchester, no Jardim Novo Mundo, faltando apenas o viaduto da BR-153, que já foi liberado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s