A comemoração da 17ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto, será virtual pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia de covid-19. Com o tema “Responsabilidade para agir e conservar”, o evento será marcado por ações solidárias. As 96 centrais participantes irão promover a arrecadação e doação de alimentos, envolvendo os diversos elos da cadeia agrícola para celebrar os bons resultados de destinação do ano.
A expectativa é que a mobilização do Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas) gere uma arrecadação superior à do ano passado, quando foram doadas 155 toneladas de alimentos.
No município de Goiânia, quem quiser participar da campanha deve procurar a central de recebimento, gerenciada pela Associação Goiânia dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (AGERPA), pelos telefones (62) 3095-7660 ou (62) 99463-8145. As cestas serão arrecadadas na Creche Lar Francisca de Lima e Grupo Espírita Paulo de Tarso e serão direcionadas para famílias em situação de vulnerabilidade.
O evento oficial do dia 18 de agosto será o programa Agro 360 Especial Dia Nacional do Campo Limpo, exibido, às 13h, no Canal Terra Viva. Com a participação de convidados, o programa mostrará as ações de solidariedade que serão realizadas em todo o país. O encerramento da comemoração virtual será na sexta, dia 20h, às 16h, com a exibição de vídeo com os resultados da campanha de solidariedade.
As atividades marcam os bons resultados do Sistema Campo Limpo, que é referência mundial na destinação adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas: mais de 620 mil toneladas deste material encaminhados para reciclagem (93%) e incineração (7%).
Para acompanhar as atividades, siga as redes sociais do inpEV e acesse https://inpev.org.br/dncl/