Saúde de Aparecida ressalta a importância das medidas preventivas e sanitárias contra a transmissão do coronavírus

A suspensão do escalonamento regional, medida que contribuiu para o controle da pandemia em Aparecida de Goiânia, foi possível, dentre outros fatores, graças à queda da ocupação de leitos de UTI, à desaceleração de casos positivos da doença e ao avanço na vacinação, que, até o dia 12 de julho, data da suspensão, havia imunizado mais de 45% da população adulta local com pelo menos uma dose e mais de 17% com a imunização completa. Todavia, mesmo com o cenário positivo, a Prefeitura alerta a sociedade para manter as medidas preventivas porque a pandemia continua, os riscos persistem, e, caso seja necessário, o escalonamento pode ser retomado.

“Mesmo com a suspensão do escalonamento, que foi muito bem-sucedido, a legislação em vigor no município determina que a população e os estabelecimentos comerciais mantenham as medidas sanitárias de prevenção. Elas continuam obrigatórias e sendo fiscalizadas pelos órgãos competentes. O comércio voltou a funcionar todos os dias da semana, mas é indispensável exigir o uso de máscaras tapando o nariz e a boca, ofertar álcool gel, ventilar os ambientes, medir a temperatura das pessoas e controlar a lotação para evitar aglomerações”, acentua o prefeito Gustavo Mendanha.

Para reforçar a importância da manutenção das medidas de prevenção, o secretário de Saúde de Aparecida e presidente do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à covid-19 do município, Alessandro Magalhães, lembra que a portaria de suspensão do escalonamento prevê que o mesmo pode ser retomado se Aparecida voltar a registrar índices elevados de ocupação de leitos de UTI, variações na média móvel de casos e avanço na velocidade de transmissão do novo coronavírus.

“Desde o início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020, adotamos um monitoramento permanente do cenário em Aparecida com critérios científicos para determinar as medidas a serem adotadas e as restrições e flexibilizações. Não descuidamos disso um dia sequer e se surgirem indícios de agravamento do cenário estamos prontos e organizados para retomarmos o escalonamento ou quaisquer outras iniciativas para proteger a população”, frisa, categoricamente, o secretário de Saúde.

Os principais critérios a serem observados para uma retomada do escalonamento, segundo a SMS, são, dentre outros: Taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 70% por três dias consecutivos; Média móvel de casos ativos subindo mais do que 15% e taxa de ocupação de leitos de UTI (COVID) acima de 80%.

“O cenário positivo, porém ainda de alerta no qual estamos, é fruto de uma série de decisões com embasamento técnico e do trabalho intenso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio irrestrito da Prefeitura e das demais pastas. Além disso, tivemos a adesão do povo de Aparecida e atingimos uma média de 50% de isolamento social com o escalonamento”, acrescentou o secretário de Saúde de Aparecida.

O gestor ressalta que a população precisa continuar usando máscara, lavar as mãos com água e sabão constantemente quando possível ou usar álcool em gel. “Além disso, precisamos que todos se vacinem contra a covid-19. Hoje Aparecida está vacinando a faixa etária acima de 32 anos com a 1ª dose. Estamos tendo um bom avanço, mas para a pandemia ser controlada precisamos atingir 100% da população adulta vacinada. Então, se chegou a sua vez de tomar a primeira dose ou de completar o esquema vacinal com a segunda dose, não perca tempo e procure os postos de vacinação”, conclama Alessandro Magalhães.

De acordo com dados do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, a suspensão do isolamento social intermitente por escalonamento regional foi adotada pela cidade estar no cenário verde, o que significa risco baixo de transmissão da doença segundo indicadores científicos que apontaram a desaceleração dos casos. Para tanto, o escalonamento teve adesão de mais de 95% dos comerciantes, o que também manteve a economia local ativa e preservou milhares de empregos.

Foto: Enio Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s