Aparecida atinge 48% da população adulta vacinada com primeira dose

Até terça-feira, 20 de julho, Aparecida de Goiânia havia aplicado 283.796 doses de vacinas contra covid-19. Ao todo 203.881 moradores já receberam a 1ª dose. Este número representa 48% da população adulta de Aparecida, estimada em 422.666 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre os que receberam a 2ª dose da vacina ou dose única, a cidade já totaliza 79.915. Assim, 18,9% da população adulta está completamente imunizada. Ao todo, o município recebeu 324.631 doses.

A cidade iniciou nesta quarta-feira, 21, a aplicação da primeira dose do imunizante contra a covid-19 em pessoas, residentes da cidade, acima de 32 anos. “Se a vacina bateu na porta, abre e vai. Não tem que perder tempo.” O recado é da analista de compras Ana Carolina Bueno, de 32 anos, que tomou hoje (21) em Aparecida a 1ª dose da vacina contra covid-19 e fez questão de motivar o público para se imunizar.

Moradora da Vila Brasília, Ana Carolina se adiantou para tomar o imunizante no drive-thru da Cidade Administrativa, neste primeiro dia de vacinação da faixa etária 32+.  “Com tantas perdas aí, a gente fica bem ansioso para chegar a vacina, mas graças a Deus chegou. Sentimento de alívio e anseio, agora, pela 2ª dose”, completou Ana Carolina.

A advogada Thaís Gomes, de 33 anos, que mora no Bairro Cardoso, também se programou para ser uma das primeiras vacinadas desta quarta-feira. “É um fio de esperança. Se Deus quiser, a gente vai superar tudo isso e voltar ao normal”, disse ela.

Thaís e Ana Carolina são duas das quase 10 mil pessoas que a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) espera imunizar nos próximos dias na faixa etária de 32 anos ou mais. Para isso, o município tem mais de 10 mil doses disponíveis no estoque da 1ª dose.

Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização de Aparecida, explica que, para a vacinação chegar às demais faixas etárias, é imprescindível que o atual público-alvo da campanha compareça aos postos de vacinação o mais rápido possível. “As pessoas precisam ter esse compromisso, essa responsabilidade com sua proteção individual e com a proteção coletiva, se vacinando o quanto antes”, destaca Renata. A aplicação da vacina continua nesta quinta-feira, 22.

A coordenadora acrescenta que, para a 2ª dose, Aparecida tem um estoque de 16 mil doses. Renata alerta para a importância de completar o calendário vacinal e informa que o município está no período ideal de aplicar a dose de reforço da AstraZeneca. É preciso conferir o cartão de vacinação.

“Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto também têm direito à vacina. Para isso, basta fazer o agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo site da Prefeitura. Esse público precisa de uma vacinação diferenciada, que é feita nas UBS’s ou na Central de Imunização”, esclarece Renata Cordeiro.

Onde tomar a 1ª dose

As opções para receber a 1ª dose são sem agendamento, nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8h às 18h; e com hora marcada, agendando pelo aplicativo Saúde Aparecida ou no site da Prefeitura de Aparecida.

A vacinação com agendamento ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, das 8h às 17h.

Aplicação da 2ª dose

Em Aparecida, não precisa agendar para receber a 2ª dose. Os postos de aplicação da dose de reforço são o drive-thru do Aparecida Shopping, que funciona das 8h às 18h, e as UBS´s Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8h às 17h. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação.

Se a dose 2 for da Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização.

Foto: Enio Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s