Podcast sobre o ex-juiz Sergio Moro estreia nesta quarta-feira

O ex-juiz Sérgio Moro esteve no centro dos debates políticos da última década no Brasil, especialmente por decisões e posicionamentos que motivaram ondas de apoio e críticas em todo o país. Para relembrar, analisar e discutir sua trajetória e os impactos de suas ações na sociedade brasileira, a Half Deaf lança nesta quarta-feira, 21/7, o podcast O Código do Russo que, em seis episódios de uma hora cada, irá contar a ascensão e queda do magistrado. Idealizado e apresentado pelo antropólogo Orlando Calheiros, um dos coordenadores da Comissão da Verdade, e pelo advogado Alcysio Canette, e convidados como o ministro do STF, Gilmar Mendes, a ex-deputada federal pelo PCdoB, Manuela D’ Ávila, e Eugênio Aragão, ex-subprocurador da Justiça e ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff, o novo podcast pretende explicar como o juiz de primeira instância chegou a ser superministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro e acabou pedindo demissão em abril de 2020. Os próximos episódios serão lançados quinzenalmente, às terças-feiras, e poderão ser acompanhados no site da Half Deaf e em todas as plataformas de podcasts, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

”O projeto começou a ser gestado em março deste ano, antes mesmo da suspeição de Moro. Percebemos que era fundamental debater a Operação Lava Jato e suas arbitrariedades por um outro prisma e mostrar como o judiciário e a sociedade brasileira formam, acolhem e normalizam personagens como ele. A intenção foi fugir da narrativa tradicional heroica da operação e mostrar que o juiz não apenas estava longe de ser o paladino construído pela mídia, mas que suas ações tiveram consequências profundas e danosas para a política nacional”, explica Orlando Calheiros, criador do podcast.

Sobre o convite e participação de nomes influentes dos poderes legislativo e judiciário, Calheiros afirma que foi uma negociação muito mais tranquila do que ele imaginou. “Todos os entrevistados foram muito solícitos e estavam desejosos de contar suas opiniões e versões sobre a saga de Sergio Moro na política brasileira. Alguns ficaram muito animados por, enfim, exporem o seu lado da história”, pontua.

A narrativa de O Código do Russo

Os episódios de O Código do Russo se dividem em quatro linhas principais: um apanhado histórico, desde as origens da Operação Lava Jato e como ela já nasceu de um ponto juridicamente insustentável; a quebra da figura de homem impoluto de Moro e a falsa imagem de que a operação ia acabar com a corrupção; o funcionamento e meandros de instituições do Judiciário e do Ministério Público por meio de entrevistas com personalidades que conhecem profundamente esses órgãos, e, por último, a soltura de Lula, a perda de prestígio de Moro dentro do governo Bolsonaro e sua demissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s