Ato Inter-religioso de Goiás fará homenagem à memória das 500 mil vítimas de COVID-19 no Brasil

Ativistas de movimentos sociais, familiares de vítimas da COVID-19 e lideranças religiosas farão um Ato Inter-religioso pela memória dos 500 mil mortos brasileiros, por vacinação em massa e segurança alimentar, no dia 21 de junho (terça-feira), a partir das 17 horas na escadaria da Praça Universitária, onde serão acendidas 500 velas para homenagear as vítimas da pandemia e se solidarizar com suas famílias e amigos.  

O ato faz parte da ação nacional por Memória e Justiça – #LutoPorMeioMilhão que será repetido em diversos estados do país e já foi realizado quando o Brasil chegou às marcas de 300 e 400 mil mortos por Covid-19 (respectivamente nas datas de 24 de março e 29 de abril).

Na medida em que avançam as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em curso no Congresso Nacional, fica cada vez mais clara a política genocida de Jair Bolsonaro. Foi revelado que o governo federal ignorou mais de 80 e-mails da empresa farmacêutica Pfizer, que buscava vender vacinas para o Brasil. O diretor do Instituto Butatan, Dimas Covas, afirmou à CPI que, se não fosse a demora na definição do contrato e na aprovação da Coronavac, o Instituto teria entregado 60 milhões de doses em 2020. Caso tivesse agilizado as duas negociações, a vacinação contra a Covid-19 teria sido iniciada ainda no ano passado. Enquanto isso, o auxílio emergencial foi descontinuado no início deste ano e retomado com valor menor: entre R$ 150 e R$ 375.

Bolsonaro apostou no tratamento precoce, na “imunização de rebanho” e agiu contra as medidas de biossegurança como o uso de máscaras e o distanciamento social. Ele esteve em pelo menos 84 aglomerações desde o começo da pandemia. Até 1º de junho, entre os mais de 200 países pesquisados pelo Our World in Data, o Brasil ocupava a 79ª posição no ranking de pessoas que receberam ao menos uma dose de vacina, proporcionalmente à população. A informação foi levantada pela Agência Lupa ao verificar que é tendenciosa a afirmação feita pelo presidente, em pronunciamento em rede nacional no dia 02 de junho, de que o Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta.

SERVIÇO

Ação Por Memória e Justiça – #LutoPorMeioMilhão

Data: 21 de junho (terça-feira)

Horário: 17 horas

Local:  Escadaria da Praça Universitária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s