Cinco dicas para empreendedores potencializarem as vendas no Dia das Mães

Sendo uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães apresenta grandes oportunidades para que empreendedores possam potencializar suas vendas. Neste ano, de acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento deve movimentar R$ 12,1 bilhões em vendas, acima dos R$ 8,2 bilhões auferidos na mesma oportunidade do ano passado. Com os consumidores mais dispostos a celebrarem a data, também surgem grandes oportunidades para pequenos varejistas.

De modo a auxiliar os micro e pequenos empreendedores na preparação para a data, a Acqio, fintech brasileira de soluções de pagamentos, listou algumas dicas que podem ajudar os varejistas a obterem melhores resultados de vendas nesse período. Personalização de produtos, praticidade nas modalidades de pagamento, segurança e agilidade no atendimento são algumas delas. Veja abaixo as principais dicas:

Facilite os métodos de pagamento
Boa parte dos consumidores irão recorrer ao pagamento por débito e crédito para adquirir os presentes no Dia das Mães. Por isso, é importante que o empreendedor consiga oferecer as melhores formas para o cliente. Ter a maquininha de cartão que aceite o máximo de bandeiras disponíveis no mercado, garantindo as melhores opções de pagamento, é essencial para potencializar as vendas. O varejista também precisa ter em mente que modalidades como parcelamento e pagamento online, via link, também é uma praticidade que faz a diferença na hora de converter a venda. 

Utilize o poder das redes sociais 
As redes sociais são uma poderosa ferramenta para se aproximar do consumidor. E no Dia das Mães não será diferente. Em um país de dimensões continentais, como o Brasil, esses canais digitais são essenciais para encurtar caminhos. E os varejistas devem utilizar esse diferencial para atingir uma clientela maior. Alimente os diferentes canais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, e tenha em mente que uma boa comunicação faz parte da fidelização no ambiente digital. A partir de um bom relacionamento com os consumidores, com uma abordagem humanizada, esse trabalho nas redes sociais já garantirá meio caminho andado para ter um bom engajamento e, consequentemente, reforçar as vendas na data.  

Faça abordagens empáticas
Nos tempos atuais que estamos vivendo, os empreendedores precisam ter uma abordagem empática na aproximação com os consumidores. E não há melhor data para fazer isso do que o Dia das Mães. Por isso, crie ofertas que contenham linguagens acolhedoras, demonstrando todos os desafios da maternidade nos mais diferentes cenários. A data, antes de tudo, é uma representação do acolhimento familiar. Se o pequeno empreendedor criar uma abordagem de empatia com o seu consumidor, estreitando laços que vão além da simples oferta de um produto, as possibilidades de converter e fidelizar o cliente serão muito maiores.

Prepare o sortimento adequado de produtos
Historicamente, o Dia das Mães é uma data em que produtos relacionados às categorias de vestuário, moda e beleza e acessórios possuem mais demandas. Pensar em como criar um mix de ofertas, com kits e produtos selecionados em embalagens especiais, é fundamental para atrair a atenção do consumidor. Tenha em mente o momento atual, com maior permanência das pessoas em casa, para criar ofertas que possam ser efetivas também para as necessidades delas. Priorize itens relacionados a cuidados pessoais, de higiene pessoal e de saúde, além de acessórios para o lar. 

Priorize conversões rápidas
Assim como ocorre em todas as datas mais importantes do varejo brasileiro, os consumidores sempre acabam deixando para comprar os presentes para o Dia das Mães na última hora. Por isso, prepare ofertas e promoções que chamem a atenção dos desavisados, garantindo, assim, mais conversões. Utilizar métodos como descontos no pagamento à vista, cupons e preços especiais na aquisição de dois ou mais itens também podem ser diferenciais. Além disso, tenha em mente que conversões rápidas demandam soluções rápidas de pagamento. Por isso, use e abuse de recursos como pagamentos com o uso de links, com os pagamentos feitos online, por meio das redes sociais ou do WhatsApp, sem precisar do uso da maquininha. 

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